Se a Síncope Vasovagal não é doença o que temos nós, que sofremos sempre com os sintomas durante

3 respostas
Se a Síncope Vasovagal não é doença o que temos nós, que sofremos sempre com os sintomas durante a vida? É algum tipo de disfunção genética? É correto o termo SINDROME Vasovagal?
A síncope se caracteriza pela perda transitória da consciência e do tônus postural ocasionada por baixo fluxo sanguíneo cerebral.
Este baixo fluxo sanguíneo pode ser determinado por três grandes causas: cardíacas estruturais e arritmias, queda postural da pressão arterial e reflexas ("vasovagal").
Embora consagrado, este termo está em desuso posto que não reflete com exatidão o que de fato ocorre. Vasovagal seria ação do nervo vago sobre os vasos sanguíneos o que nem sempre acontece uma vez que em muitos indivíduos ocorre estímulo do vago no coração e retirada do estímulo simpático nos vasos.
Não há uma doença documentada no sistema nervoso autônomo portanto parece não tratar-se de uma dissutonia mas tão somente de um reflexo exaltado do sistema nervoso autônomo.
Apesar de ter risco de morte, a qualidade de vida pode ficar comprometida quando os sintomas são recorrentes.
A boa notícia é que há como previnir as crises.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sincope, que é a perda temporária da consciência por baixo debito cerebral, pode ser mediada por várias causas, sendo uma delas a de origem vasovagal.
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que levam a um diagnóstico, neste caso especifico, disautonomia do sistema nervoso autônomo.
Logo, a síncope apresentada talvez seja a manifestação clinica de uma síndrome vasovagal e, portanto, é considerada um tipo de doença neurológica/cardiovascular de base não genética, mas muito mais comum em quem tem historia familiar positiva.
Procure um especialista na área (cardiologista com especialização e eletrofisiologia ou neurologista) para maiores informações.
A Síncope Vaso-Vagal é um mecanismo reflexo preservador da Vida. Em épocas remotas, a espécie que evoluiu para o ser humano atual, tinha postura menos ereta, e estava sujeita a ataques de animais selvagens, traumas e fraturas, ocasionando graves quadros de hemorragias internas e externas. Com isso havia uma redução abrupta de chegada do sangue circulante ao átrio direito. A resposta automática do sistema nervoso era ocasionar por via Vagal bradicardia e hipotensão abruptas, ocasionando a Síncope (por hipofluxo encefálico), diminuindo a perda sangüínea , e aumentando as chances de sobrevivência.
O homem atual, ereto, sedentário, em pé,na fila de banco, por exemplo, "simula' uma situação semelhante , por represamento do sangue nas veias das pernas, com menor chegada de sangue ao atrio, a esta descrita com o nosso ancestral. A resposta orgânica é a mesma (hemorragia?) , e a Síncope é desencadeada. Existem diferentes graus de sensibilidade, efeito de drogas, etc. O 'Tili-Test' avalia.

Especialistas

Helbert Pereira Tomé

Helbert Pereira Tomé

Cardiologista

Juazeiro Do Norte

José N. Alencar

José N. Alencar

Cardiologista

São Paulo

Daniel Pereira da Silva Cavalieri

Daniel Pereira da Silva Cavalieri

Cardiologista, Médico clínico geral

Mogi das Cruzes

Renata Della Giustina

Renata Della Giustina

Cardiologista, Médico clínico geral

Florianópolis

Diandro Marinho Mota

Diandro Marinho Mota

Cardiologista, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 85 perguntas sobre Síncope Vasovagal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.