se a ritalina não fez efeito (pra quem tem tdah e usa sob prescrição medica) isso significa que medi

2 respostas
se a ritalina não fez efeito (pra quem tem tdah e usa sob prescrição medica) isso significa que medicamentos como ritalina la e concerta também não terão efeito? apenas a venvanse?
Olá! Nem sempre, mas quando esgotam os recursos terapêuticos com o metilfenidato (Concerta e Ritalina LA), mostrando fraca resposta, o seu médico poderá pensar no Venvanse, que é também bom psicoestimulante, com uma vida biológica maior -isto é bom-, porém, com mais colaterais -o que não é nada bom-. Mas volte ao seu médico, deixe esta delicada questão para ser resolvida pelo psiquiatra, afinal ele estudou para isso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a Ritalina (Metilfenidato) é um psicoestimulante, sendo o principal tratamento para quadros de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sua ação é permitir maior liberação de dopamina e noradrenalina nos terminais sinápticos, o que aumenta a capacidade da pessoa manter o foco em alguma atividade, seja por maior concentração ou inibição da hiperatividade.
Se ela não faz o efeito esperado não significa necessariamente que outros estimulantes (Como Ritalina LA e Concerta) não vão ter boa resposta. Nesses casos pode ser necessário ajustar a dose da medicação ou pode ser que haja algum outro transtorno associado. Importante frisar que o tratamento para o TDAH pode não ser efetivo se o cérebro estiver em sofrimento ou desgastado por algum outro quadro. Dessa forma, alterações do sono (principalmente insônia) ou quadros de ansiedade e depressão comórbidos prejudicam muito a função executiva (Atenção, memória, planejamento).
Continue a fazer uma observação atenta dos sintomas e se ainda houver dúvidas, sugiro que seja realizada uma consulta com seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança nesse manejo farmacológico. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.