Se a pessoa que tem alcoolismo não aceita ir ao médico para uma consulta! Alguem poder ir no seu lugar?
6
respostas
Se a pessoa que tem alcoolismo não aceita ir ao médico para uma consulta!
Alguem poder ir no seu lugar? por exemplo a esposa?
Alguem poder ir no seu lugar? por exemplo a esposa?
Pode... mas é bom ressaltar que o tratamento do alcoolismo é complexo e medicação não basta. É importante o engajamento da família (inclusive participando de grupos de apoio) e uma proposta de intervenção psicossocial além da medicamentosa.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No tratamento de dependentes de substância, a família tem sim um papel importante e deve participar de todo processo. Em casos que o paciente não aceita qualquer tipo de tratamento, a internação involuntária pode ser uma opção. Um abraço.
Olá. É difícil avaliar se a pessoa que se nega ir a uma consulta, aceitará fazer o tratamento em seguida. Ainda assim, caso essa seja a única opção, o familiar deve sim procurar um medico ou psicólogo de sua confiança. Caso não seja possível que esse auxílio alcance o usuário do álcool, o familiar poderá ser auxiliado nas demandas e dificuldade que tem em lidar com a pessoa dependente em questão.
A família pode desenvolver co-dependência, por isso, é fundamental que mantenham consistentes cuidados de saúde emocional e física.
A família pode desenvolver co-dependência, por isso, é fundamental que mantenham consistentes cuidados de saúde emocional e física.
Sim , claro , deve! Inclusive, até quando o alcoolista procura ajuda, seus parentes ou quem se sinta lesado com a doença precisa procurar também,pois o fardo é muito grande. E se cuidando, consequentemente, se oferece uma melhor ajuda ao alcoolista, aprendendo a lidar com o mesmo e auxiliando no seu tratamento. Um acompanhamento com um terapeuta proporciona maneiras de se afetar menos com essa questão.
Olá, em geral não há problema em ir, porém o tema abordado seria mais para ter uma orientação profissional em relação a essa doença que é muito complexa e envolve diversos fatores. O familiar sofre junto o dependente e seria interessante que este também procure ajuda de um psicólogo para aprender a lidar melhor com esse tipo de situação. Há também grupos de apoio para familiares de pacientes alcoolistas, o Al-Anon em que os familiares expressam suas angustias e problemas advindos do uso abusivo do álcool por parte do familiar. Nesses grupos tem palestras com profissionais de saúde, atividades e até mesmo literatura de apoio que podem auxiliar a lidar com essa problemática sem custos financeiros. Espero ter ajudado. Abraços
Todo dependente de adito, compromete a relação familiar. Ir a uma consulta para o dependente pouco ajudará, mas muito ajudará ao familiar, para aprender a lidar com esse membro dependente. Paz e Bem!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Dúvida, como em geral é feito o tratamento para abuso de álcool no sus? Tem medicação que pode ajudar no impulso de beber?
- Olá, eu tenho uma parceira que bebe desde nova, e atualmente elas está com 19 anos e senti q está sem controle da bebida. Ela já esteve pior em relação a bebida. Mas estava num momento da vida sem ligar pra nada então vivia bebendo sempre. Hj em dia, praticamente bebe só final de semana. Mas nas últimas…
- Existe alguma erva caseira (cha)para tirar o vicio do alcoolismo ? Obrigado pela atenção e espero retorno.
- Quanto tempo leva para Naltrexona em dosagens baixas fazer efeito no Protocolo LDN?
- Boa noite! Meu marido bebe muito e quando para de beber tem fortes convulsões ou desmaio não sei qual diferença. Fica roxo, sai espuma da boca, perde o sentido e fica esquecido por algumas horas. Qual especialista devo procurar para ele parar de beber ou acabar as convulsões?
- Vejo uma bebida com álcool, a boca enche d'água só de lembrar, imagina vendo, o quê pode ser?
- Após beber socialmente fico com sintomas de dissociação durante dias, é normal? Não bebo nada exagero e isso não acontece todas as vezes?
- Preciso de ajuda para parar de beber. Já tentei muitas e muitas vezes e não consegui. Eu não bebo todos os dias, só em feriados, festas e fim de semana, mas quando bebo exagero. Bebo muito rápido. E fico bêbada muito rápido tb. Vcs tem algum tratamento q eu possa fazer?
- Como saber se a pessoa é alcoólatra? Existem casos de alcoolismo na família, isso é um fatos a ser levado em consideração para a resposta a minha pergunta!? Obrigada!
- A neltroxona funciona pra fumantes e dependente químico do rivotril?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.