Se a pessoa está em tratamento psiquiatrico , ela tem diagnostico de borderline, ela se automutila sempre

6 respostas
Se a pessoa está em tratamento psiquiatrico , ela tem diagnostico de borderline, ela se automutila sempre que tem uma crise de ansiedade, pode ser TOC?
É preciso avaliar a sua dúvida com critério. A anamnese clínica deve possibilitar um diagnóstico preciso e esclarecedor. Vale ressaltar que a automutilação é um sintoma do transtorno de borderline, mas se você tem dúvidas sobre o diagnóstico, você deve conversar sobre isso com o seu médico assistente, e com o psicólogo que conduz o tratamento psicológico, que é muito importante, nestes casos, quando associado a farmacoterapia. Juntos eles podem orientar e esclarecer as suas dúvidas. Mas se você não está seguro com o tratamento e também com os especialistas que conduzem o seu tratamento, o correto e buscar construir uma relação de confiança, se não for possível com os profissionais que você escolheu para cuidar de você, não desista, procure outros de confiança que facilite a relação profissional, mas faça isso sem interromper o tratamento. A relação de confiança é extremamente importante para o tratamento e para a evolução clínica. Pense nisso!
Desejo sucesso e boa sorte!

Olá. É preciso ter segurança no tratamento que vem com o diagnóstico correto e a confiança estabelecida na relação profissional e paciente.
O sintoma apresentado faz parte do transtorno de Borderline.
Seja prudente e procure o profissional a fim de esclarecer suas dúvidas.
Olá! Borderline se refere a um Transtorno de Personalidade com um padrão persistente e difuso de instabilidade acentuada das relações interpessoais e dos afetos, impulsividade potencialmente autodestrutiva, perturbação persistente da autoimagem ou da percepção de si próprio que surge no início da vida adulta e está presente de forma intensa nos diversos contextos da vida do indivíduo. A acentuada reatividade de humor, a instabilidade afetiva, ansiedade intensa e a recorrência de comportamento automutilante são algumas características do transtorno. Já o TOC tem critérios diagnósticos completamente diferentes. O ideal é que a pessoa com transtorno boderline tenha total engajamento no seu tratamento, amplo acesso à informação sobre seus sintomas e que tire todas as suas dúvidas com seu psiquiatra, uma boa relação médico-paciente é importante. Psicoterapia é essencial!
Olá!
Na verdade, não seria possível afirmar aqui o diagnóstico de alguém com tão pouca informação, cada pessoa é única e vivência de forma diferente alguns transtornos. Minha sugestão é que essa pessoa foque mais em cuidar da dor que está causando tantos sintomas do que no diagnóstico em sim. É importante procurar ajuda de um profissional, psicólogo, psiquiatra, se possível os dois.
Independente dos nomes que os transtornos recebam, se você (ou qualquer outra pessoa), está sofrendo com esses sintomas, deve com urgência buscar um acompanhamento tanto de um psicólogo quanto de um psiquiatra. Nesse caso, mais importante do que nomeclaturar, é entender o porque disso estar acontecendo, a função disso na vida do sujeito, e como ele se sente com tudo. Então, busque acompanhamento, é fundamental
O transtorno de personalidade borderline* que, dentre muitos sintomas, a ansiedade pode estar presente, bem como comportamentos parassuicidas - que é o caso da automutilação, pode vir acompanhado do transtorno obsessivo compulsivo na forma de comorbidade, apesar de não ser comum. No TPB* a ansiedade pode gerar comportamentos impulsivos como de autopunição, como se ferir. No TOC a pessoa tem pensamentos que invadem a consciência dela, se que ela deseje, e gera ansiedade, mal-estar. Na tentativa resolver esse mal-estar psicológico, ela faz um ritual - como por exemplo lavar as mãos muitas vezes até se ferir - no intuito de neutralizar o pensamento intrusivo. Todo esse cenário causa sofrimento, e o ideal é ser tratado por um profissional qualificado da saúde mental.

Estou à disposição!
Abraço