Se a neoligamentização do LCA leva em média 18 meses, pq não é aconselhável o uso de imobilizadores

3 respostas
Se a neoligamentização do LCA leva em média 18 meses, pq não é aconselhável o uso de imobilizadores e não poder pisar no chão ?
Para a completa recuperação da cirurgia o paciente precisa pisar e mobilizar o joelho já no pós-operatório imediato. Joelho imobilizado aumenta o risco de artrofibrose e prejudica a cartilagem articular, cuja nutrição pelo líquido sinovial depende do movimento articular. Por esse motivo a fisioterapia deve começar ainda no hospital, antes da alta hospitalar. Não precisa de nenhum tipo de imobilizador, portanto. E pode pisar e andar à vontade. Claro que sem exageros. O enxerto precisa ser protegido durante a neoligamentização. Para tanto basta evitar grandes esforços físicos e as atividades que têm rotação do joelho durante esse período de um ano e meio. A incidência de relesão no período de neoligamentização é grande, o que é muito comum de ser visto em pacientes que voltam às atividades físicas intensas, com rotação do joelho ( futebol, voleibol, basquetebol, skate, surf, ... ), antes do tempo. O seu médico deverá explicar isso para você com detalhes antes da cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O neoligamento precisa de estímulo para manter sua resistência. Utilizar imobilização e não pisar é o oposto ao necessário. Além da perda de musculatura, equilíbrio, dificuldade de retorno venoso, descalcificação óssea...
O processo de cicatrização completo do enxerto, após a reconstrução do LCA, pode levar até mais tempo que os 18 meses mencionados na sua pergunta. Esse é um assunto muito discutido atualmente e que pode impactar na decisão de quando liberar o paciente para voltar ao seu esporte após a cirurgia.
Porém, apesar de ser muito importante, não podemos pensar apenas no enxerto que está cicatrizando, mas também temos que olhar para outros fatores como o grau de fortalecimento muscular (que ajuda a estabilizar o joelho) e a capacidade dos grupos musculares responderem de maneira correta aos comandos que são dados pelo paciente. Se o músculo estiver forte e respondendo corretamente aos comandos teremos mais confiança de que o joelho permanecerá estável.
Os imobilizadores não se mostraram eficientes em prevenir novas entorses após a cirurgia.
Os pacientes podem pisar no chão após a cirurgia pois os dispositivos de fixação do enxerto são mais resistentes que a força gerada quando andamos.

Especialistas

Rodrigo Damaso Rauen

Rodrigo Damaso Rauen

Ortopedista - traumatologista

Rio Negro

Marcello Zaia Oliveira

Marcello Zaia Oliveira

Ortopedista - traumatologista

Curitiba

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Fabricio Severino

Fabricio Severino

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Anderson Rocha

Anderson Rocha

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Valaença

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 875 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.