Se a esquizofrenia é devido ao excesso de dopamina no cérebro a atividade física de moderada a inten

3 respostas
Se a esquizofrenia é devido ao excesso de dopamina no cérebro a atividade física de moderada a intensa pode ser contraindicada a pessoa com esquizofrenia? ou seja a dopamina gerada pela atividade física pode causar alguma desregulação neuroquimica ?
Olá. Na verdade a esquizofrenia é devido uma desregulação de neurotransmissores, algumas hipóteses explicam como uma alteração do desenvolvimento cerebral. O exercício fisico atua como um protetor do cérebro, sabemos que sua função está ligada ao BDNF, essa substância ajuda a evitar a degeneração do cérebro. Entao o exercício fisico é altamente recomendado para portadores da síndrome, assim como suplementos anti inflamatórios

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dopamina não tem esse efeito deletério para o cérebro pois não podemos pensar um único fator para desencadear doenças. O exercício físico ajuda a aliviar tensões e produz uma gama muito maior de substâncias e interações ambientais que são positivas para as pessoas que apresentam esquizofrenia e principalmente processos emocionais.
A teoria da esquizofrenia é como um mosaico ou quebra-cabeça, que vem sendo preenchido ao longo das décadas. A teoria dopaminergica foi a teoria corrente entre 1950-70. Foi seguida pela teoria serotoninergica, gabaergica, glutamatergica, peptidergica, inflamatoria, imune e desenvolvimental.
Logo, variações da dopamina são apenas um pequeno ponto no todo e associações como a que voce fez entre exercício aumentar dopamina e por isso pior esquizofrenia, são muito simples e ao mesmo tempo improváveis de acontecer. Exercícios físicos controlados elevam o fluxo sanguíneo cerebral, melhoram o sistema imune, controlam síndrome metabólica, logo melhorando a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, o exagero em exercícios pode ter uma influencia preocupante em raros casos, principalmente em pacientes com t. afetivo bipolar com tendencia a episódios maníacos, segundo relatos da literatura.

Especialistas

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Letícia Güenter Dannebrock

Letícia Güenter Dannebrock

Psiquiatra

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.