Se a escavação do nervo óptico está grande, a pressão do olho um pouco mais alta que o convencional,

3 respostas
Se a escavação do nervo óptico está grande, a pressão do olho um pouco mais alta que o convencional, porém a córnea do paciente for mais grossa que o comum e o exame de campimetria constar como normal, pode ser que o paciente não tenha glaucoma?
Dr. Renato Garcia
Oftalmologista
São Paulo
Sim, é possível que não tenha glaucoma. É necessário avaliar se a quantidade de fibras nervosas que compõem o nervo óptico está normal ou diminuída. Em alguns casos a papila é grande e consequentemente a escavação também é grande sem que isso signifique que a pessoa tenha glaucoma. Portanto, o conjunto de informações de exames oftalmológicos clínicos e complementares são necessários para diagnosticar o glaucoma em sua fase inicial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marco Aurelio Varella Figueiredo
Oftalmologista
Petrópolis
É possível que não haja glaucoma e o acompanhamento clínico, dados da história familiar, idade, raça, biotipo, tabagismo, uso de corticóide (asmático,dpoc,reumatismo,nefropatias...), fumo, diabetes, obesidade, colesterolemia, hematócrito dentre outros, devem ser avaliados junto com alguns testes e exames caso haja dúvidas, como:curva tensional diária, teste de sobrecarga hídrica, estereofoto das papilas, OCT do nervo óptico, campimetria, tonometria de aplanação de Goldmann, paquimetria. Numa única consulta não se pode firmar um diagnóstico, sendo necessário traçar um perfil da variação dos parâmetros e avaliar se há ou não glaucoma.
Existe glaucoma sem pressão alta e existe pressão alta sem glaucoma. Escavação aumentada sem glaucoma e escavação normal com glaucoma. Ainda não sabemos realmente o que é o glaucoma, sabemos que não há cura e por isso tantos exames, tantos colírios e tantas abordagens diferentes.
Sim. Nesse caso, da maneira como foi descrito, podemos estar diante apenas de um paciente com ESCAVAÇÃO GRANDE FISIOLÓGICA (sem glaucoma).
Existem exames complementares que podem ajudar a confirmar ou afastar a doença. Um deles seria o OCT. Nesse caso, um exame de OCT normal reforçaria a hipótese de ESCAVAÇÃO GRANDE FISIOLÓGICA.
De qualquer forma, caso seja optado por não tratar o paciente, o mesmo deve ser acompanhado de perto com medida da pressão ocular, campimetria e retinografia (para avaliação do nervo óptico, do tamanho da escavação e da camada de fibras).

Especialistas

Mateus Esteves cruz

Mateus Esteves cruz

Oftalmologista

Jequié

Ana Carolina Poloniato Brito

Ana Carolina Poloniato Brito

Oftalmologista

Anápolis

Leonardo Gomes Silva

Leonardo Gomes Silva

Oftalmologista

Araguaína

Renato Mendes

Renato Mendes

Oftalmologista

Araguari

Sulamita Ferreira Piccoli Lender

Sulamita Ferreira Piccoli Lender

Oftalmologista

Vila Velha

Ana Luiza Corcino Maia

Ana Luiza Corcino Maia

Oftalmologista

São Mateus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 734 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.