Se a ansiedade toma o controle da vida da pessoa e esta já não consegue desempenhar suas atividades

9 respostas
Se a ansiedade toma o controle da vida da pessoa e esta já não consegue desempenhar suas atividades intelectuais normalmente é hora de buscar ajuda profissional? Já não consigo dormir, comer ou andar na rua normalmente por conta de sustos que passei concernentes a minha segurança. O que fazer?
Olá!

Sim, certamente é hora de buscar uma ajuda profissional. A ansiedade é algo que faz parte da vida de todos nós. No entanto, quando ela começa a tomar controle da vida da pessoa, como você descreveu, significa que ela está demasiadamente frequente e desproporcional às situações, trazendo prejuízos à vida diária.
Recomendo que procure um psicólogo. No processo da terapia, será investigado sobre esses sustos que ocorreram, você entenderá melhor o que tem acontecido agora e serão traçadas estratégias para o manejo da ansiedade.
No começo, pode ser necessário o uso de medicamentos para o controle da ansiedade. O profissional fará a avaliação e caso seja preciso, fará um encaminhamento para um psiquiatra para um tratamento em conjunto.

Grande abraço!

Todos nós temos recursos para superar toda e qualquer dificuldade, porém as vezes precisamos da ajuda de um profissional para nos fazer ver estas potencialidades. Experimente e descubra que sua capacidade para solucionar desafios está muito mais próximo de você do que imagina.

abraços e Seja Feliz
Sempre que estamos tendo prejuízo nas nossas atividades diárias (como apetite, sono, socialização, trabalho...) é hora de buscarmos ajuda profissional. Vá a um psicólogo para ele trabalhar com você esses "sustos" que vivenciou. Muitas vezes, as orientações psicológicas que te ajudarão a lidar com esses sintomas, já serão suficientes. Mas, se o profissional avaliar que o comprometimento é bem prejudicial, irá te encaminhar para avaliação psiquiátrica, para uso de medicação, como auxiliar no seu tratamento e mais rápido você ter de volta o controle de sua vida. Não tenha medo de medicações, elas são aliadas e, na maioria dos casos como o que você descreve, são de uso temporário.
Pelo seu relato, você já identificou que essa ansiedade está causando prejuízos na sua vida e é exatamente neste momento que você deve buscar ajuda. Tanto um acompanhamento psicológico como médico (para verificar possíveis causas orgânicas). Um abraço
Olá. Bom, não sofra sozinha. Com certeza você precisa de ajuda (talvez de ajuda médica também), visto que o seu autocontrole está comprometido, e sua ansiedade está gerando muito sofrimento e perdas emocionais e sociais. Um psicólogo buscará ajudar no seu autoconhecimento, e na compreensão dos seus sentimentos e pensamentos desconstrutivos, para que você volte a ter o comando da sua vida, reestruturada e fortalecida. Desejo melhoras e que receba a ajuda que precisa. Att, Débora Da Rós .
Se essa ansiedade mudou drasticamente a maneira como você se vê no mundo, então talvez seja hora de buscar a ajuda de um profissional, para juntos entenderem o sentido desta ansiedade e seus desdobramentos. A psicoterapia, pode ser uma das maneiras de atuar com o conhecimento de si e das mudanças pela qual tem percebido.
Olá! A ansiedade é importante para nos proteger em situações de risco e garantir nossa sobrevivência, porém quando gera sofrimento e reduz a qualidade de vida, é preciso buscar apoio psicológico e psiquiátrico. A abordagem cognitivo-comportamental costuma ser eficaz para tratar esses casos. Existe uma técnica de respiração que pode ajudar a minimizar o problema, porém ela não substitui o tratamento. Sentado ou deitado, coloque a mão na barriga, feche os olhos e comece a respiração. Inspire lentamente pelo nariz, elevando a barriga, como se estivesse enchendo um balão dentro dela. Devagar, vá esvaziando esse balão, expirando pelo nariz lentamente e deixando a barriga murchar. Repita esse processo algumas vezes, prestando atenção na respiração. Se preferir, coloque uma música suave que ajude a relaxar. Importante: é preciso iniciá-la nos momentos de ansiedade controlada, até que você tenha domínio e possa aplicá-la nos momentos de ansiedade profunda.
Grande abraço,
Olá!
como você descreve em sua pergunta que está tendo prejuízos em sua rotina e atividades de vida diária, talvez seja uma boa ideia procurar ajuda profissional sim, pois com um bom profissional, você poderá levantar suas queixas e maiores dificuldades e lidar com elas de maneira mais adequada. Através da ajuda profissional, você também será avaliada (o) para verificar a necessidade ou não de acompanhamento com um psiquiatra para uso de medicação para ajudar a diminuir a ansiedade e tais questões serem melhor trabalhadas em psicoterapia. Assim, eu te indicaria procurar um profissional psicólogo para que você possa contar à ele detalhadamente sobre o que te aflige, suas ansiedades e preocupações com sua segurança para que este possa lhe ajudar da melhor maneira possível.
Espero ter ajudado.
abraços,
Olá,

Sem dúvida alguma já é hora de buscar um tratamento de saúde mental, pois tais sintomas estão claramente afetando sua qualidade de vida. É importante procurar um profissional para ter um diagnóstico adequado e iniciar um tratamento o quanto antes.

Sugiro que procure um Psiquiatra e Psicólogo. O tratamento dos dois de forma conjunta é mais adequado e profícuo.

Abraços,

Danilo