Saiu no meu diagnóstico linfocitopenia relativa e absoluta, qual especialista devo procurar?

2 respostas
Saiu no meu diagnóstico linfocitopenia relativa e absoluta, qual especialista devo procurar?
Olá!
Inicialmente você deve levar os resultados de exames para a médica/ profissional que solicitou: isso é porque todo exame tem validade dentro de um contexto de investigação, relacionado em maior ou menor grau às queixas de uma pessoa (sintomas), considerando a sua história pessoal e familiar de condições, hábitos, uso de medicações... Nunca analisamos um exame fora desse contexto, mas sim a pessoa que está com um exame a ser interpretado.
Alterações de células de defesa como a que você citou podem indicar processos normais e esperados que apenas esclarecemos, acompanhamos, observamos (como a reação do corpo diante de um resfriado) ou condições mais graves que exigem a continuidade de uma investigação. Se não for possível retornar com quem solicitou o exame, sugiro uma consulta com uma profissional da sua confiança pra ela checar seu histórico e então tecer interpretação sobre o exame a partir de tudo isso.
Espero ter ajudado! Um abraço, Carla.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Linfocitopenia, seja relativa ou absoluta, indica uma redução no número de linfócitos, que são um tipo de célula branca do sangue importante para o sistema imunológico. Existem várias causas possíveis para essa condição, e o tipo de acompanhamento necessário pode depender da causa subjacente. É importante mencionar que, em alguns casos, a linfocitopenia pode não ter implicação clínica significativa e não requer tratamento específico.

Inicialmente, é recomendável procurar um médico de família e comunidade, que poderá avaliar seu caso de forma abrangente, entender seus sintomas, investigar possíveis causas, solicitar exames complementares e, se necessário, encaminhá-lo para um especialista específico, como um hematologista ou um imunologista, dependendo dos achados clínicos e laboratoriais.

Espero ter ajudado e fico à disposição para qualquer outra dúvida!

Especialistas

Indianara Brandão

Indianara Brandão

Hematologista, Médico clínico geral

São Paulo

Rita Barbosa de Carvalho

Rita Barbosa de Carvalho

Anátomopatologista

Campinas

Thiago Trolez Amancio

Thiago Trolez Amancio

Anátomopatologista

São Paulo

Carlos Alberto Nagashima

Carlos Alberto Nagashima

Anátomopatologista

Osasco

Maria de Fatima Araujo Nascimento

Maria de Fatima Araujo Nascimento

Anátomopatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Linfopenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.