sabendo que existem inúmeros benefícios em parar de fumar (tabagismo), onde muitos malefícios regridem...

9 respostas
sabendo que existem inúmeros benefícios em parar de fumar (tabagismo), onde muitos malefícios regridem... existe isso com relação à maconha? se sim, como funciona?
A maconha é uma das drogas que goza de alguma reputação "benéfica" em alguns segmentos da população. No entanto, essa droga induz a improdutividade. Seus adeptos usam pra descontrair, diminuir a ansiedade e relaxar. Mas, suas consequências são a longo prazo incapacitantes diminuindo a socialização, a libido, a produtividade na escola e no trabalho e além do mais favorece a infertilidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A maconha prejudica a memória, atenção e concentração. Deixa o raciocínio lento, dá uma fome exagerada após o uso e uma lentidão psicomotora. Parar o uso da maconha leva à melhora da performance acadêmica e da funcionalidade global, inclusive há aumento da produtividade no trabalho ao se parar o uso. Procure um profissional, psicologa(a) ou psiquiatra para realizar um tratamento adequado. Parar o uso da maconha sozinho pode ser bem difícil e turbulento. Há risco de troca de vícios.
Olá, sim interromper ou reduzir o uso da maconha, certamente, é benéfico ao ususario. É reconhecido cientificamente os efeitos físicos e psíquicos das substancias psicoativas. Porém, cada pessoa é uma pessoa, assim reduzir ou nterromper levará a diminuição dos riscos de doenças cardio vasculares, bronquite, perda de memória, depressão, ansiedade, entre outras. No entanto, é relevante considerar a questão do real motivo pelo qual o ususário faz a escolha de correr estes riscos já que a Lei Natural, é de preservação da vida.
E como funciona? talvez nao fosse possivel detalhar neste espaço. Sugiro, por exemplo, que busque uma consulta presencial com um profissional médico ou psicólogo.
Os benefícios podem ser de vários tipos: orgânicos e psíquicos. Genericamente, abandonar qualquer compulsão, possibilita o sujeito a investir sua libido em algo do seu desejo. Contudo o risco de apenas trocar de "vício" é grande. Para não cair num ciclo repetitivo, deve-se tratar as satisfações envolvidas no mesmo, muitas delas inconscientes.
Boa tarde.

Quando falamos sobre vínculos compensatorios na análise psicodramatica, precisamos ter alguns olhares, dentre eles a impulsividade acompanhada da compulsividade.
Com isso, mobilizar a angústia frente a tal compensação seja um caminho para construirnos recursos internos mais saudáveis diante do DESPRAZER gerado pela ausência dependência e/ou uso abusivo de substância nesse caso.
Não podemos esquecer que temos as questões físicas e psíquicas, onde ambas são graves a ponto de desorganizar diversas áreas de uma pessoa.
Por fim, um.processo terapêutico para desconstruir tais desconfortos internalizados e construir uma identidade mais preservada e não vulnerável seja interessante, visto que trabalhar seus sentimentos e sensações são base para tal maturação.

Att.

André - Psicólogo
A Cannabis Sativa pode produzir efeitos mais ou menos intensos a depender do seu cultivo e também do organismo que à esta recebendo. Apesar da calma e relaxamento relatado pelo usuário, também pode ser observado sentimentos de angustia, atordoamento, tremores, sudorese, dificuldade de calcular tempo e espaço, prejuízo da memória e da atenção. Com o uso frequente da substância é possível danos tanto físicos quanto psíquicos, como problemas respiratórios, infertilidade, dificuldade de memorização, desmotivação para a vida, e vários outros sintomas descritos pela psiquiatria. O importante é identificar a questão individual do usuário e seu consumo. Trazer a conscientização de suas escolhas, sem vitimizar ou oprimir.
Todo e qualquer adito, no momento em que se interrompe o organismo pode se refazer, porém, nunca mais ao estagio anterior ao uso do mesmo. Um eletroencefalograma feito imediatamente ao uso de maconha detecta alterações. Essas alterações serão corrigidas com remédios e parada do adito. Paz e Bem!
Sim, os malefícios regridem.... funciona da seguinte forma: sua relação com o mundo em que vive será afetada na área social psicológica e econômica, que só você através de suas escolhas poderá avaliar o quanto isso te beneficiou ou não. Para alcançar esses benefícios, o ideal é procurar um psicólogo para te acompanhar nessa jornada que será árdua.
Como o tabagismo que o paciente pode se beneficiar do acompanhamento de psicólogo e psiquiatra, o uso da maconha também pode ser beneficiado por este tratamento.
Profissionais que trabalha com redução de danos, pode ajudar muito neste processo.
Abraços!

Especialistas

Murilo Oliveira Araujo Costa

Murilo Oliveira Araujo Costa

Psicólogo, Terapeuta complementar

Presidente Prudente

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Grasiely Sales

Grasiely Sales

Psicólogo

Formiga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Abuso de maconha
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.