Sabemos que o TPB é marcado por idealizações iniciais intensas em uma pessoa Apesar das idealizações

5 respostas
Sabemos que o TPB é marcado por idealizações iniciais intensas em uma pessoa

Apesar das idealizações iniciais de um border, existe uma pessoa especifica que é sempre o 'centro da idealização' e o border sempre acaba voltando para ela, certo? Essa pessoa que é esse 'centro' pode ser substituida?
Não, não "existe uma pessoa específica que é sempre o centro da idealização". Isso até pode acontecer especificamente com a pessoa a quem você está se referindo, mas definitivamente não é um padrão universal que acontece em todas as pessoas com transtorno de personalidade borderline.
De qualquer forma, as pessoas significativas em nossa vida podem sim mudar ao longo do tempo, independentemente de haver TPB ou não.

No Transtorno de Personalidade Bordeline não existe um padrão de características da personalidade da pessoa sobre a qual o portador deposita suas expectativas de não ser abandonado, mas sim o papel que está exerça na vida do paciente que pode representar em seu mundo interno alguma figura de apego importante que remonte às experiências e vivências com suas figuras parentais ou de apego no início da vida e daí pode sim evoluir com uma dificuldade importantíssima de ser abandonado, excluído e rejeitado por ela se foi esse o padrão que suas figuras patentaus temham apresentado, passando a apresentar sintomas clínicos muitas vezes de risco para si ou para terceiros; tais como automutilacoes, tentativas de suicídios e/ ou de homicídio.
Os transtornos de personalidade podem ser compreendidos por alterações nos padrões de relacionamentos dos indivíduos, onde as reações comportamentais e emocionais apresentam-se mal adaptadas, causando grandes prejuízos na qualidade de vida, nos relacionamentos interpessoais de uma forma geral, como também no desempenho profissional. No caso do Transtorno de Personalidade Borderline, a instabilidade emocional, a impulsividade, as oscilações de humor, as distorções dos padrões de pensamentos e as reações desproporcionais às situações podem ser dirigidas a qualquer pessoa, não a uma única, apesar de, em muitos casos, não afetar necessariamente todos os seus relacionamentos. Vai depender da intensidade do transtorno, que pode ter causas genéticas mescladas à experiências de vida traumáticas.
Diagnóstico não é definido por uma característica da personalidade. Muitas das vezes, tais comportamentos disfuncionais são apenas a forma como as pessoas enfrentam ou evitam situações conflitantes. Na terapia, numa parceria entre paciente e terapeuta, ultrapassando os julgamentos dos comportamentos vivenciados pode-se elaborar novas escolhas que condizem com uma vida saudável pra cada um. Beijos
Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade continua no humor,no comportamento,auto-imagem e funcionamento.
Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline englobam instabilidade emocional, sensação de inutilidade,insegurança,impulsividade e relações sociais prejudicadas.
Essa experiências geralmente resultam em ações impulsivas e relacionamentos instáveis. Uma pessoa com síndrome de borderline pode experimentar episódios intensos de raiva,depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.
Algumas indivíduos com (TPB) também apresentam altas taxas de ocorrências em conjunto de outros transtorno mentais,como distúrbios do humor, transtornos de ansiedade e distúrbios alimentares,além de pensamentos e comportamentos suicidas.Indivíduos com síndrome de borderline podem alternar momentos em que estão estáveis com surtos psicóticos, manifestado comportamentos descontrolados.