Sabe-se que o sódio (sal) é o maior vilão da hipertensão arterial. Mas o que acontece caso reduzíssemos

4 respostas
Sabe-se que o sódio (sal) é o maior vilão da hipertensão arterial. Mas o que acontece caso reduzíssemos ao máximo (ou até abolíssemos) o sal da alimentação ?
Quando algumas populações indígenas, restritas ao seu ambiente e sem contato com o mundo ocidental foram identificadas e estudadas, se viu que elas não usavam sal na alimentação, e, tinham uma pressão arterial muito baixa, com raríssimos casos de hipertensão detectados. Algumas tribos da nossa Amazônia se mostraram dessa maneira, e, ao que se sabe, elas passaram a adoecer somente após assumirem os hábitos do mundo dito civilizado.
Os alimentos naturais, já possuem uma base de sódio mínima, explicando o por quê da ausência de doenças cardiovasculares e outras condições nessas populações.

Depende. Com certeza a redução de sal ajudaria o controle da hipertensão, uma vez que uma dieta rica em sódio prejudica o controle pressórico, sobretudo em idosos e pacientes com disfunção renal , que apresentam uma hipertensão denominada "sal sensível ".Entretanto a hipertensão primária é multifatorial, com vários mecanismos genéticos e ambientais envolvidos. Desta forma, com certeza ajudaria no controle pressórico, mas não necessariamente "curaria" a hipertensão , uma vez que há outros mecanismos envolvidos na gênese da mesma.
Acrescento que, além de a hipertensão ser multifatorial (sendo em parte controlada com a manutenção do peso ideal e da atividade física regular, por exemplo), há alguns importantes aspectos em relação ao sal.

Primeiro, é muito difícil conseguirmos uma dieta livre de sódio, porque nos produtos industrializados encontramos sódio mesmo onde não imaginamos (em doces, por exemplo), o que reforça a necessidade de cuidados com o excesso do sal!

Em segundo lugar, como geriatra, me compete mencionar que sódio excessivamente alto ou baixo podem ser extremamente perigosos à saúde, eventualmente com risco à vida - justamente por isto temos diversos mecanismos que impedem isto de ocorrer.

Em idosos, no entanto, estes mecanismos podem não funcionar tão bem e, por isto, uma dieta muito pobte em sódio e rica em água poderia até mesmo causar sódio perigosamente baixo (hiponatremia), embora, claro, a desidratação seja condição muito mais comum em idosos.

Ou seja, atençao
Gostaria de acrescentar que o sódio deve ser consumido na quantidade certa! O sódio exerce diversas funções essenciais no organismo. Dentre essas funções, podemos destacar que o sódio auxilia na regulação da pressão arterial, contração muscular e transmissão de impulsos nervosos.

A necessidade nutricional de sódio é de 500 mg ao dia (1,2 g de sal). A OMS (2012) definiu a quantidade máxima de sódio de 2 d ao dia (5 g de sal).

O consumo EXCESSIVO de sódio eleva a pressão arterial.

Lembre-se, a estratégia mais eficiente para a redução de sódio na dieta é reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. O sal, utilizado nas preparações, é fundamental para conferir sabor a comida. Mas lembre-se de utilizar com moderação.