Rubor facial eu trato com psiquiatra ou dermatologista ? Porque no meu caso é quando me sinto muito

4 respostas
Rubor facial eu trato com psiquiatra ou dermatologista ? Porque no meu caso é quando me sinto muito exposta a situações de vergonha ou quando estão prestando atenção em mim quando falo as vezes acontece sem motivo aparente.
Olá! Você deve consultar um dermatologista, pois existem diversas doenças que podem justificar sua queixa de rubor facial. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muitas vezes esse sintoma de vermelhidão na face pode corresponder a rosácea. Sugiro que você procure um médico dermatologista, que é a especialidade de cuida da pele.
Rubor facial pode ser um sintoma de Rosácea. Rosácea é uma doença de pele crônica, que pode variar desde um rubor facial leve e episódico em momentos de estresse e exposição ao calor intenso, até rubor persistente e lesões parecidas com acne. O dermatologista é o médico especialista em pele que poderá confirmar seu diagnóstico, classificar o grau da sua rosácea e orientar sobre os tratamentos disponíveis.
Entendo que o rubor facial, especialmente em situações de exposição ou vergonha, possa ser desconfortável e causar preocupação. Esse tipo de reação pode estar ligado a questões emocionais, como ansiedade, mas também pode ter uma causa física subjacente, como a rosácea, uma condição crônica da pele que provoca vermelhidão no rosto.

No seu caso, o melhor ponto de partida seria consultar um dermatologista. Esse especialista é quem pode avaliar se o rubor que você está experimentando está relacionado à rosácea ou a outra condição de pele. O dermatologista poderá confirmar o diagnóstico, classificar o grau da sua condição e recomendar os tratamentos mais adequados para controlar os sintomas.

Se, durante a consulta, for identificado que o rubor está fortemente ligado a fatores emocionais, como ansiedade em situações sociais, pode ser útil também conversar com um psiquiatra ou psicólogo. Esses profissionais podem ajudar a abordar a questão sob o aspecto emocional, oferecendo estratégias de manejo e, se necessário, tratamento medicamentoso.

É importante lembrar que o tratamento pode envolver uma abordagem multidisciplinar, combinando cuidados com a pele e a saúde mental. Uma teleconsulta é uma excelente maneira de começar esse processo, permitindo que você obtenha orientação médica sem sair de casa. Plataformas como a Doctoralia oferecem acesso a especialistas bem avaliados, que podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e como tratar.

Em tempos de COVID-19, Monkeypox e outras doenças, o atendimento online por Telemedicina é a forma mais segura de cuidar da saúde. Você economiza tempo, evita a exposição a riscos e se beneficia de toda a conveniência que a Transformação Digital na saúde proporciona. Se precisar de orientação, estou à disposição para uma teleconsulta. Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que visite meu perfil e redes sociais e guarde nosso contato.

A Telemedicina também permite consultas de segunda opinião de forma rápida e segura, com os melhores especialistas. Caso se interesse, basta clicar no perfil e iniciar sua consulta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Camilla Matos Pedreira

Camilla Matos Pedreira

Cirurgião torácico

Feira de Santana

Celso Murilo Nálio Matias de Faria

Celso Murilo Nálio Matias de Faria

Cirurgião torácico

São José do Rio Preto

Paula Forte

Paula Forte

Cirurgião torácico, Cirurgião geral

Santos

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Rubor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.