Rompi o LCA há 4 meses , não sinto dores e nem "falceio" posso pular corda ou correr curtas distanci

5 respostas
Rompi o LCA há 4 meses , não sinto dores e nem "falceio" posso pular corda ou correr curtas distancias?
Boa tarde.
Se rompeu mesmo o LCA não deve pular corda e nem correr antes de operar. Se programe para fazer isso o mais breve possível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente confirme sua lesão com Exame de Ressonancia Magnética, lesões incompletas podem surpreendentemente se recuperar em jovens e deixá-lo com esta sensação de estabilidade que você está sentindo. Entretanto, o principal estabilizador do joelhos são seus musculos, uma musculatura hipertrofica pode manter uma excelente estabilidade como é o caso de alguns atletas. ressalvo que uma vez constatado a lesão do LCA algumas particularidades são importantes para uma cirurgia, uma vez que ela não é certeza de bons resultado e depende de alguns fatores: de preparo muscular, do psicológico do paciente e da habilidaade do cirugião. Procure um bom profissional especializado.
Podera passar por programa de adaptação para a corrida e menos possivel e indicado pular corda.
Caminhar, correr curtas distâncias, fazer musculação, são atividades que você pode realizar, já que não tem queixa de instabilidade, porém pular corda não é recomendável de maneira nenhuma. Procure um Ortopedista especialista em joelho para melhor avaliação do seu caso.
A resposta para essa pergunta não é simples.
Existem pacientes chamados de "copers" que se viram muito bem sem o LCA. As causas dessa boa adaptação são discutíveis, mas provavelmente passam por características da anatomia do paciente (como o eixo do membro inferior), boa resposta e compensação muscular, preservação dos meniscos, preservação das demais estruturas ligamentares (como o ligamento anterolateral), etc. Ainda assim não estamos certos de que não haveria consequências de longo prazo para esses "copers" que se mantem na atividade esportiva. Talvez estejam mais sujeitos a lesões meniscais e condrais (cartilagem). E, ainda assim, não sabemos se você é realmente um desses ou se simplesmente ainda não apresentou novas entorses desde a primeira lesão.
Então, dada a dificuldade de responder a sua pergunta, eu apenas aconselharia a manter uma boa musculatura (musculação, pilates, fisioterapia...) e evitar atividades esportivas de contato, com mudança súbita de direção e competitivas. Talvez você se dê bem pulando corda, pedalando, correndo longas distâncias, etc.
No entanto, a minha indicação primária para paciente jovens e ativos com lesão de LCA é se programarem para um eventual cirurgia. Paciente mais velhos, pouco ativos fisicamente e aqueles que não apresentam instabilidade grosseira devem ser seguidos de perto pelo médico.
Cuidado com seu joelho e boa sorte!

Especialistas

Matheus de Barros Carvalho

Matheus de Barros Carvalho

Ortopedista - traumatologista

Dourados

Andrew Gustavo de Matos

Andrew Gustavo de Matos

Ortopedista - traumatologista

Ronda Alta

Vitor Misugi

Vitor Misugi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 879 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.