Roer unhas é um hábito considerado normal ou significa um transtorno de ansiedade?

8 respostas
Roer unhas é um hábito considerado normal ou significa um transtorno de ansiedade?
Roer unhas não é um habito normal, pode ser um dos sintomas de ansiedade, más por si só não significa ter um transtorno. O correto é fazer uma consulta de avaliação com um terapeuta para diagnosticar com maior precisão.

Olá,
Roer unhas pode estar relacionado com ansiedade sim, mas isso só não basta para classificar como um problema. Depende de como isso acontece, qual o grau desse comportamento, se você acaba se machucando com isso, se há outros sintomas ou pensamentos que vem com isso. É importante que você perceba se há outras coisas em jogo na sua vida que possam estar fazendo com que você se questione se você está precisando de ajuda. Caso você perceba que há algo que não está bem, procure um psicólogo e converse sobre isso. Boa sorte.
Se roer unha é classificado como normal ou transtorno, pouco importa a você que faz essa pergunta.
Mais importante do que isso é pensar como isso interfere na sua vida e se você quer se livrar desse hábito independente de ser "normal" ou transtorno.
Normal não é, tanto que muitos acham nojento de se observar. Vale a pena mudar.

Que você pergunte por ansiedade significa, para mim, que você sabe que é. Sinal de ansiedade.

Só isto você quer saber? Se quiser saber como enfrentar a ansiedade, recomendo fazer uma nova pergunta. Tem muita matéria sobre ansiedade neste site e em outros.

Lhe desejo coragem para mudar e viver melhor.
Roer unhas não pode ser considerado hábito normal. Procure um Psicólogo, para uma avaliação.

Att. Dr. José Dilson
O hábito de roer unha não é normal e também não é saudável. Se você buscar uma avaliação psicológica ou psiquiátrica o profissional poderá auxiliá-lo a perceber outros sintomas que se caracterizam como Ansiedade Patológica. O tratamento dessa problemática poderá lhe auxiliar na prevenção de outras doenças ocasionadas pelo hábito e tratará a ansiedade Patológica.
Procure por um psicóloga para avaliar esta sua ansiedade de se auto-mutilar, comendo sua unha e com certeza se machucando! O que você não está dando conta de falar com o outro e esta investindo tudo em você?
Atenciosamente!
Monica Araújo!
Uma das causas para roer unhas é a ansiedade. Pode ser que algum conteúdo não explícito, que chamam de inconsciente, produz tal comportamento.Observe que em frente a alguma situação, a pessoa sente necessidade de roer. A terapia deve funcionar no sentido de remover esse comportamento e ao mesmo tempo apontar novos caminhos. A terapia cognitivo comportamental seria indicada para esse caso. Também a terapia EMDR, que dessensibiliza memórias e comportamentos negativos é uma ótima escolha.