Ritalina - medo de ficar dependente. Tenho 22 anos e o médico me receitou ritalina (tenho muitos sin

2 respostas
Ritalina - medo de ficar dependente. Tenho 22 anos e o médico me receitou ritalina (tenho muitos sintomas do tda, não sou hiperativo). Mas confesso estar com medo do medicamento. Não dos efeitos colaterais, mas do que pode acontecer se eu for parar de tomar ele, sei lá, daqui 6 meses eu resolvo que não quero mais tomar. Eu vou voltar pior do que tava antes de tomar o remédio? Eu vou estar dependente?
A Ritalina* (metilfenidato) apresenta poucos riscos de dependência. A maior frequência deste quadro é em usuários de outras drogas, mas mesmo estes podem usar, se estiverem sob supervisão especializada. Quanto a parar de tomar, provavelmente o que ocorrerá é o retorno dos sintomas. Não há evidências de que vá ficar pior do que estava antes de tomar o remédio. Porém, a maioria das pessoas tolera bem a medicação e não pensa em parar, pois quando bem indicado, os efeitos são muito bons e melhoram muito a qualidade de vida da pessoa. Para maior segurança, faça acompanhamento regular com seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oriento que confie no tratamento proposto, pois só tem beneficios quando o tratamento certo com o diagnóstico correto! Essa medicação tem baixo potencial risco de abuso, e tem muitas pessoas que tomam somente quando necessitam de uma demanda maior, por exemplo somente 5x na semana e finais de semana sem medicação. Então não tenha esse medo de quando for parar. Nem todo TDA/TDAH deve ser tratado, apenas quando gera um transtorno importante.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.