Retração de gengiva com algo semelhante a uma afta, mas que não dói, ê caso de cirurgia?

3 respostas
Retração de gengiva com algo semelhante a uma afta, mas que não dói, ê caso de cirurgia?
Se você tem retração gengival com uma marca parecida com uma afta, mas sem dor, é importante consultar um dentista para verificar. Não dá para dizer se é caso de cirurgia sem um dentista ver pessoalmente. A retração da gengiva pode acontecer por vários motivos, e o tratamento varia. O dentista vai olhar sua gengiva e essa marca, entender o que está acontecendo, e dizer qual é o melhor tratamento. Então, marcar uma consulta com um dentista é um bom passo para cuidar disso. Cuide da sua saúde bucal e procure um profissional se notar algo assim.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Guilherme Bizzo
Dentista
Niterói
É necessária uma avaliação clinica e radiográfica para definir o tratamento ideal para o caso. é preciso entender o que causou a retração para agir na causa do defeito e não na consequência.
A retração gengival acompanhada de algo semelhante a uma afta, mesmo que indolor, pode indicar diferentes condições que variam em gravidade. Isso pode ser desde uma simples irritação até uma condição mais séria como uma lesão ou doença periodontal.

Uma retração gengival geralmente expõe a raiz do dente, podendo levar à sensibilidade e ao risco de cáries radiculares. A presença de uma lesão parecida com uma afta pode ser uma ulceração, lesão traumática ou outra condição patológica.

Para determinar se é necessário um procedimento cirúrgico ou outro tipo de tratamento, é fundamental uma avaliação clínica detalhada por um dentista ou periodontista. Eles poderão diagnosticar a causa exata da retração gengival e da lesão, e recomendar o tratamento mais adequado, que pode variar desde cuidados não cirúrgicos (como raspagem e alisamento radicular, aplicação de medicamentos tópicos, ajustes na higiene bucal) até intervenções cirúrgicas (como enxertos gengivais) dependendo da severidade e causa do problema.

Especialistas

Antonio Tadeu Costa Oliveira

Antonio Tadeu Costa Oliveira

Dentista

Corumbá

Rosa Maria Lima de Souza

Rosa Maria Lima de Souza

Dentista

Rio de Janeiro

Paula Fabrizio

Paula Fabrizio

Dentista

Santana de Parnaíba

Kamila Moura

Kamila Moura

Dentista

Carpina

Flavia Pavan de Campos

Flavia Pavan de Campos

Dentista

São Paulo

Cesar Augusto da Silva Santana

Cesar Augusto da Silva Santana

Dentista

Botucatu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Doenças Da Gengiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.