Retirei um cancer de cauda de pancreas e minha fístola ja esta aberta ha 4 meses e estou ainda com um

3 respostas
Retirei um cancer de cauda de pancreas e minha fístola ja esta aberta ha 4 meses e estou ainda com um dreno. Gostaria de saber se realmente pode demorar tanto tempo assim e se existe algo que possa fazer para acelerar o fechamento?
As fístulas pancreáticas são eventos relativamente comuns nas cirurgias pancreáticas. A localização e o calibre do dúctil que nutre a fístula, a distância da origem da fístula até a pele, a presença de aumento da pressão dentro da árvore pancreática, a presença de coleções peri-pancreáticas,são fatores diretamente relacionados com a perpetuação da mesma e sua evolução demorada. Outro fator importante é a aviação nutricional do paciente que quando alterada prejudica o fechamento da mesma. Não se sinta diferente dos outros pacientes ;sua cirurgia gera esse tipo de intercorrência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As fistulas pancreáticas em ressecções do corpo e cauda podem chegar a 50% de incidência, no entanto a maioria delas 80% fecham espontaneamente e sem maiores intervenções.
Normalmente fistulas persistentes por mais de 6 semanas dificilmente fecham sem alguma intervenção. Provavelmente algum fator está perpetuando a mesma.
Eu sugiro melhor investigação no caso e se necessário pode ser realizado intervenções endoscopicas ou até por radiologia intervencionista.
Att
As fístulas pancreáticas pós operatórias são relativamente comuns, e tendem a ser resolvidas em prazos de tempo inferiores há 4 meses. Em minha opinião, informar o volume drenado, o aspecto da secreção e se a amilase tem sido dosada no material são dados importantes. Se certificar de que a secção do pâncreas foi efetuada em área sã, uma tomografia computadorizada e endoscopia digestiva alta com estudo do ducto pancreático principal, e ou um estudo por exame contrastado da fístula, podem auxiliar na tomada de decisões. Uma delas, poderia ser endoscopia, na aplicação de um ¨stent ¨ no canal pancreático ou até a necessidade de reoperação.

Especialistas

Giuliano Campolim Gagliotti

Giuliano Campolim Gagliotti

Cirurgião do aparelho digestivo

Barueri

Agendar uma visita
Felipe Antônio Cacciatori

Felipe Antônio Cacciatori

Cirurgião geral

Criciúma

Paulo André Luz Pereira

Paulo André Luz Pereira

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Teresina

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Jean Clever Bido Cesário

Jean Clever Bido Cesário

Cirurgião do aparelho digestivo

Porto Ferreira

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Câncer de pâncreas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.