Retirei a paratireoide inferior direita, isso faz que o paciente tenha facilidade a engordar?

7 respostas
Retirei a paratireoide inferior direita, isso faz que o paciente tenha facilidade a engordar?
Não existe nenhuma relação com a retirada de 1 das glândulas da paratireoide com o ganho de peso. Procure seu médico e avalie se existe alguma outra causa que possa estar contribuindo com o aumento do peso e sempre cultive hábitos saudáveis, tanto alimentares como em exercícios físicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite
Esse não é um efeito esperado após essa cirurgia
procure o endocrinologista, teremos prazer em ajudar
Não! As causas de ganho de peso podem ser multifatoriais! As paratireoides são responsáveis pela regulação do metabolismo do cálcio, que não interfere no peso!
Temos quatro glândulas paratireoides localizadas próximos à tireoide. Diante da retirada de uma das glândulas, as outras vão substituir a função da paratireoide retirada. Na retirada de uma das paratireoides por excesso de produção do PTH, temporariamente as paratireoides remanescentes ficam com a produção do PTH comprometida, mas com o passar do tempo recuperam a função. Nessa fase denominada hipoparatireoidismo transitório, se necessário, administra-se cálcio e calcitriol. Em relação ao ganho de peso, não existe correlação com a retirada das paratireoides.
Não ha essa relação.
Olá, as paratiroides sao em numero de 4 . A retirada de 1 delas não costuma alterar sua funçaõ fisiologica no controle do nivel de calcio circulante e metabolismo osseo.
Não existe nenhuma relação dessa cirurgia com o ganho de peso . O endocrinologista vai avaliar outras disfunções metabolicas que podem estar contribuindo como alteração de funçaõ de tiroide, resist insulinica , etc...alem de um balanço calorico positivo( comer mais do que gastar calorias) que vc pode estar desenvolvendo. Pense nisso ...
Bom dia, tudo bem? Em regra não há relação de ganho de peso com a retirada de paratireóide. A mesma faz parte do metabolismo do cálcio, podendo ocasionar como sintomas cãimbras, dormência, tetania caso o perfil de cálcio (exames de sangue) esteja inadequado. Como foi somente uma paratireóide retirada, provavelmente não terá nenhum destes sintomas. Reavalie com médico endocrinologista para que tenha melhor qualidade de vida e modifique hábitos de vida. Estou à disposição. Abraço

Especialistas

Maria Luiza Lauar

Maria Luiza Lauar

Endocrinologista pediátrico

Conselheiro Lafaiete

Sandrine Flores

Sandrine Flores

Endocrinologista

Goiânia

Aimée Teixeira

Aimée Teixeira

Endocrinologista

Brumado

Vanessa Jacob Osti

Vanessa Jacob Osti

Endocrinologista

Sinop

Guilherme de Almeida Anjos

Guilherme de Almeida Anjos

Endocrinologista

Patrocínio

Tânia Toreto

Tânia Toreto

Endocrinologista

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 92 perguntas sobre Distúrbios das glândulas paratireóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.