Retirei a imobilização após 10 semanas de tratamento de uma ruptura do tendão de Aquiles. Agora o pé

13 respostas
Retirei a imobilização após 10 semanas de tratamento de uma ruptura do tendão de Aquiles. Agora o pé e todo tornozelo está inchado. Como fazer para que o inchaço diminua para que eu possa caminhar melhor e desenvolver melhor os exercícios fisioterápicos?
Olá.Recomendo massoterapia e drenagem para resolução.

Boa Noite.

No seu caso seria muito interessante, realizar a elevação deste membro e realizar exercícios metabólicos leves, ainda seria bem interessante a aplicação da bandagem elástica com intuito de diminuir edema.
Procure um fisioterapeuta de sua confiança.

Olá! Compressa de gelo, durante 20 minutos ajuda muito na redução do edema. Mas é importante o acompanhamento do fisioterapeuta para realizar exercícios específicos para você não ficar com bloqueio articular.
Boa tarde! Neste caso é indicado inicialmente o protocolo PRICE, gelo (20’ no máximo), elevação do membro com a perna estendida (tempo do gelo), repouso e compressão. Após o feito realizar movimentos como Bomba Tibiotársica para ajudar no retorno linfático além de prevenir o bloqueio articular.
A elevação do membro é indicada com uso de bolsa de gelo e compressão com uma faixa por 20 minutos. Pode ser feito o uso de água quente e gelada, alternando por 3 minutos e finalizando na gelada. Faça movimentos circulares e de bombeamento com o membro elevado, acima do nível do coração.
O acompanhamento fisioterapeutico é imprescindível para a reabilitação.
Primeiro se já está fazendo um tratamento junto com a fisioterapia, o terapeuta deve avaliar a funcionalidade do pé com a lesão, pois a imobilização do mesmo trás alguns problemas como perca de movimento das articulações envolvidas e inibição da musculatura, essa serve como uma "bomba" para ajudar o retorno venoso da perna. Portanto já avaliado o pé, os exercícios devem começar e melhorando o trofismo muscular a "bomba" volta a "funcionar" e terá uma diminuição do edema.
O gelo após exercícios ajuda a conter mais edema.
Boa tarde, deve conversar com seu fisioterapeuta sobre o protocolo de reabilitação. Após 10 semanas de imobilização se perde mobilidade articular, força muscular e flexibilidade.
Com a evolução do tratamento e do fortalecimento muscular o edema vai diminuindo.
É uma reabilitação longa e precisa ter paciência para não pular etapas.
Boa recuperação
Abraços
Boa tarde! Se voce está fazendo Fisioterapia, indague ao seu Fisioterapeuta. Boa sorte!
Esse tipo de inchaço já é esperado nesses casos.

Algumas condutas são indicadas como: drenagem linfática, exercícios metabólicos utilizando o músculo da panturrilha, elevação da perna quando estiver deitada.

Mas fique tranquila que esse inchaço regride com o tempo.
Olá! É a tendência natural da imobilização! Iniciando exercícios para a região você irá evoluir rapidamente!
So não esqueça dos exercícios propriceptivos!
Como você ficou imobilizado por um longo tempo é importante verificar quão rígido ou capaz de realizar os movimentos seu tornozelo está. Alguns fatores que podem contribuir para esse inchaço é a aderência dos tecidos devido ao grande tempo de imobilização e alterações articulares que podem levar a dificuldade do movimento e sobrecarregando as estruturas da região.

Fisioterapia e osteopatia podem contribuir muito nesta reabilitação.
Olá! De imediato seria interessante exercícios como bombeamento tíbiotársico e bandagem elástica com o intuito de reduzir o edema. Sugiro procurar um fisioterapeuta da sua confiança para seguir com sua reabilitação. Estou a disposição.
Boa tarde.

Para o edema sugiro que realize imersão com esse pé em um balde. Caso o membro não esteja avermelhado, ou ainda com uma temperatura elevada, essa água poderá ser morna. Caso o membro esteja em uma das situações acima, prefiro que seja água gelada. A própria pressão da água no Balde ou piscina (seria o ideal) irá ajudar a diminuir o edema.
Importante também destacar que o gelo só pode ser usado se você não apresentar qualquer problema de circulação periférica (ou seja, circulação local) como por exemplo os diabéticos apresentam , ou ainda pessoas que apresentam problemas de circulação em membros inferiores. Se este for o seu caso, ou ainda você tenha alergia ao gelo, utilize APENAS água morna.

2-)O bombeamento tibiotársico ( pé para cima, pé para baixo) é fundamental para controle desse edema e evitar o risco de TVP (Trombose Venosa Profunda) que pode vir a ser um problema grave de saúde.

3-)Não realize qualquer tipo de massagem ou massoterapia sem antes avaliar a possibilidade de trombose em membros inferiores, caso tenha um coágulo na panturrilha, esse pode se descolar e atingir órgãos nobres, como cérebro, coração e pulmão, e pode vir a ser fatal ou ainda apresentar sequelas graves.