Retirei a imobilização após 10 semanas de tratamento de uma ruptura do tendão de Aquiles. Agora o pé

13 respostas
Retirei a imobilização após 10 semanas de tratamento de uma ruptura do tendão de Aquiles. Agora o pé e todo tornozelo está inchado. Como fazer para que o inchaço diminua para que eu possa caminhar melhor e desenvolver melhor os exercícios fisioterápicos?
Olá.Recomendo massoterapia e drenagem para resolução.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa Noite.

No seu caso seria muito interessante, realizar a elevação deste membro e realizar exercícios metabólicos leves, ainda seria bem interessante a aplicação da bandagem elástica com intuito de diminuir edema.
Procure um fisioterapeuta de sua confiança.

Olá! Compressa de gelo, durante 20 minutos ajuda muito na redução do edema. Mas é importante o acompanhamento do fisioterapeuta para realizar exercícios específicos para você não ficar com bloqueio articular.
Boa tarde! Neste caso é indicado inicialmente o protocolo PRICE, gelo (20’ no máximo), elevação do membro com a perna estendida (tempo do gelo), repouso e compressão. Após o feito realizar movimentos como Bomba Tibiotársica para ajudar no retorno linfático além de prevenir o bloqueio articular.
A elevação do membro é indicada com uso de bolsa de gelo e compressão com uma faixa por 20 minutos. Pode ser feito o uso de água quente e gelada, alternando por 3 minutos e finalizando na gelada. Faça movimentos circulares e de bombeamento com o membro elevado, acima do nível do coração.
O acompanhamento fisioterapeutico é imprescindível para a reabilitação.
Primeiro se já está fazendo um tratamento junto com a fisioterapia, o terapeuta deve avaliar a funcionalidade do pé com a lesão, pois a imobilização do mesmo trás alguns problemas como perca de movimento das articulações envolvidas e inibição da musculatura, essa serve como uma "bomba" para ajudar o retorno venoso da perna. Portanto já avaliado o pé, os exercícios devem começar e melhorando o trofismo muscular a "bomba" volta a "funcionar" e terá uma diminuição do edema.
O gelo após exercícios ajuda a conter mais edema.
Boa tarde, deve conversar com seu fisioterapeuta sobre o protocolo de reabilitação. Após 10 semanas de imobilização se perde mobilidade articular, força muscular e flexibilidade.
Com a evolução do tratamento e do fortalecimento muscular o edema vai diminuindo.
É uma reabilitação longa e precisa ter paciência para não pular etapas.
Boa recuperação
Abraços
Boa tarde! Se voce está fazendo Fisioterapia, indague ao seu Fisioterapeuta. Boa sorte!
Esse tipo de inchaço já é esperado nesses casos.

Algumas condutas são indicadas como: drenagem linfática, exercícios metabólicos utilizando o músculo da panturrilha, elevação da perna quando estiver deitada.

Mas fique tranquila que esse inchaço regride com o tempo.
Olá! É a tendência natural da imobilização! Iniciando exercícios para a região você irá evoluir rapidamente!
So não esqueça dos exercícios propriceptivos!
Como você ficou imobilizado por um longo tempo é importante verificar quão rígido ou capaz de realizar os movimentos seu tornozelo está. Alguns fatores que podem contribuir para esse inchaço é a aderência dos tecidos devido ao grande tempo de imobilização e alterações articulares que podem levar a dificuldade do movimento e sobrecarregando as estruturas da região.


Fisioterapia e osteopatia podem contribuir muito nesta reabilitação.
Olá! De imediato seria interessante exercícios como bombeamento tíbiotársico e bandagem elástica com o intuito de reduzir o edema. Sugiro procurar um fisioterapeuta da sua confiança para seguir com sua reabilitação. Estou a disposição.
Boa tarde.

Para o edema sugiro que realize imersão com esse pé em um balde. Caso o membro não esteja avermelhado, ou ainda com uma temperatura elevada, essa água poderá ser morna. Caso o membro esteja em uma das situações acima, prefiro que seja água gelada. A própria pressão da água no Balde ou piscina (seria o ideal) irá ajudar a diminuir o edema.
Importante também destacar que o gelo só pode ser usado se você não apresentar qualquer problema de circulação periférica (ou seja, circulação local) como por exemplo os diabéticos apresentam , ou ainda pessoas que apresentam problemas de circulação em membros inferiores. Se este for o seu caso, ou ainda você tenha alergia ao gelo, utilize APENAS água morna.

2-)O bombeamento tibiotársico ( pé para cima, pé para baixo) é fundamental para controle desse edema e evitar o risco de TVP (Trombose Venosa Profunda) que pode vir a ser um problema grave de saúde.

3-)Não realize qualquer tipo de massagem ou massoterapia sem antes avaliar a possibilidade de trombose em membros inferiores, caso tenha um coágulo na panturrilha, esse pode se descolar e atingir órgãos nobres, como cérebro, coração e pulmão, e pode vir a ser fatal ou ainda apresentar sequelas graves.

Especialistas

Bruno de Carvalho Marques

Bruno de Carvalho Marques

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Saulo Morais Rodrigues de Castro

Saulo Morais Rodrigues de Castro

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita
Italo Dias Espinola

Italo Dias Espinola

Ortopedista - traumatologista

Vitória da Conquista

Agendar uma visita
David Luiz Inacio Nadler

David Luiz Inacio Nadler

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Diego Meneghel

Diego Meneghel

Ortopedista - traumatologista

Florianópolis

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 523 perguntas sobre Tratamento Cirurgico Da Rotura Do Tendão De Aquiles
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.