Resolvendo a causa de uma insônia primária, sendo ela de causa psicológica, ela tende a melhorar ?

9 respostas
Resolvendo a causa de uma insônia primária, sendo ela de causa psicológica, ela tende a melhorar ?
Porque algumas pessoas passam anos sem conseguir resolver a causa dessa insonia, seria por algum relaxamento ou acomodação dessa pessoa em descobrir a causa?
Muitas vezes o paciente acaba vendo na medicação uma solução para o resto de suas vidas, quando deveria ser para o uso temporário enquanto descobrimos a causa da insônia e a tratamos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, seguindo o tratamento para a insônia primária ela tende a melhorar.
Esse é um problema de saúde mental, e assim como em tantos outros, a falta de informação e o preconceito faz com que as pessoas acometidas tenham dificuldade de reconhecer que estão precisando de ajuda. Isso prejudica a busca por auxilio profissional e consequentemente a pessoa passa anos sofrendo.
Olá. Muitas vezes a causa primária está mais profunda do que se pensa. Por isso é necessário que a pessoa busque ajuda profissional e não é raro acontecer recaídas durante o processo de tratamento
Não significa que houve relaxamento mas é um sinal do emocional dizendo para procurar em outros caminhos mais profundos.
A insônia pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Seja por motivos psicológicos, neurológicos, hormonais etc. Antes de pensar que possa ser por acomodação, tente ver o lado bom, ao menos você ou a pessoa com a qual você esteja convivendo esteja passando por esse desconforto e talvez queria mesmo buscar ajuda e tratar pra valer a insônia. Inclua hábitos saudáveis na sua rotina, como alimentar-se adequadamente, atividades físicas, mesmo que seja apenas caminhada diária, por meia hora, lhe ajudará muito na faxina mental, e consequentemente seu sono irá voltar!!! Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço.
Provavelmente a causa da sua insônia é de ordem psicologica, o relaxamento pode ajudar a lidar melhor com ela, mas não vai te fazer descobrir o porque ela aparece. O porque muito provavelmente esta ligado a questões de ordem emocional mais profunda. Procure iniciar a psicoterapia para falar mais sobre isso.
Tendo sido descartado qualquer comprometimento neurológico, a insônia é um sintoma com causas psicológicas e deve ser tratado por psicólogo. Em situações mais graves, a medicação prescrita por médico deverá ser adotada como coadjuvante no tratamento.
A insônia tem cura. As características da personalidade, hábitos alimentares, vida social, ocupação profissional da pessoa que tem insônia, precisam ser avaliadas e trabalhadas num estudo psicológico, para que os aspectos inconscientes envolvidos no momento para dormir, tornem-se conscientes e possa haver a escolha, do que fazer para obter uma noite de sono reparador. O tratamento com psicoterapia é indicado nesta situação. Resolver o desconforto da insônia é possível, dentro do tempo, do interesse e da persistência de cada um.
Cada caso tem suas razões, tente revisar com uma consulta realizando o psicodiagnóstico ou psiquiatra para esclarecer apartir de seu caso especificamente. Possibilidades de tratamento. Disfunções orgânicas podem alterar o comportamento tanto quanto aspectos de estímulo emocional. O emocional também pode alterar os químicos do seu organismo e afetar no comportamento. Se possível realizar sua consulta sem comparar com a situação de outros casos. Cuide-se.
Tente meditação ! Barato, fácil e com ótimos resultados. Baixe vídeos no YouTube e faça na sua casa todos os dias por 20-40min. Exercícios físicos regulares, terapia psicológica e Yoga.
Deve-se adotar um estilo de vida saudável e técnicas alternativas para curar a insônia e se livrar dos medicamentos.
Evite tomar café ou qualquer estimulante após o almoço.
Desligue o celular a noite e leia um bom livro.
A higiene do sono é fundamental !!!!

Especialistas

Otomar Pereira de Pereira

Otomar Pereira de Pereira

Terapeuta complementar

Cuiabá

Dylan Pregardier

Dylan Pregardier

Terapeuta complementar

Florianópolis

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.