Resistência à insulina e pré diabetes são a mesma coisa?
5
respostas
Resistência à insulina e pré diabetes são a mesma coisa?
Olá! Não são a mesma coisa, mas estão relacionados. A resistência insulínica pode levar ao pré-diabetes e ao diabetes. A resistência insulínica, significa que existe uma dificuldade na ação da insulina. Na grande maioria das vezes, isso ocorre devido a obesidade, e também em outras situações, como por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos. Isso faz com que o pâncreas tenha que produzir uma quantidade muito maior de insulina para conseguir manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Mas ao longo dos anos, se o indivíduo tiver uma predisposição genética, começa a ocorrer uma diminuição desses níveis de insulina e a pessoa pode evoluir com o pré-diabetes ( definido como uma alteração na glicemia - glicemia jejum entre 100 e 125 mg/dl, hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4%, na sobrecarga com glicose 75g entre 140-199mg/dl) e, posteriormente, com diabetes ( glicemia de jejum > ou = 126mg/dl , hemoglobina glicada > ou = 6,5%, sobrecarga 75g glicose > ou = 200mg/dl ).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
nao, mas fazem parte uma da outra
Não. A grosso modo a Resistencia a Insulina (RI) demonstra que para você manter níveis normais de glicose necessita de níveis mais altos de insulina, e isso acontece normalmente pelo fato de se gastar muito menos energia do que se ingere. A resistência a insulina é a base para o diabetes tipo 2 e o pré-diabetes e em algumas pessoas, por predisposição genética, idade, ou evolução do aumento do peso, má alimentação e sedentarismo, não conseguem mais aumentar a insulina para compensar os níveis de glicose, e ai a doença começa de fato.
Resistência Insulínica significa que o seu pâncreas está ''trabalhando'' demais para conseguir controlar os níveis de glicose (açucar ) no sangue. E a consequência disso , quando não tratada , é o pré diabetes e/ou o diabetes tipo 2.
Olá. Pode-se pensar que a resistência insulínica seja um dos mecanismos fisiopatológicos para o desenvolvimento do diabetes, logo, também um dos mecanismos do pré-diabetes. Outras condições endocrinológicas também estão associadas com resistência insulinica: síndrome de ovário policísticos, acromegalia, síndrome de Mauriac, etc. obrigado pela pergunta.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 41 anos fiz exame de sangue glicose 81 glicada 6.1 médico passou forxiga e glifage xr500 tenho histórico famíliar de diabetes estou preocupada com minha glicada ela pode se reverter com uso desses medicamentos e alimentação saudável?
- O diabético pode tomar suco de uva roxa natural todos os dias?
- Tenho 75 anos, fiz um exame de glicemia e deu 128 , e a hemoglobina glicemia deu 5.7. Devo me preocupar e procurar um especialista para melhor avaliação?
- Se errar a contagem dos cliques do ozempic, faz efeito do mesmo jeito? Ex: em vez de 18 cliques, for 17.
- Bom dia! Meu esposo tem diabetes toma 2 comprimidos de Glifage 2 x ao dia e cuida na alimentação, mas está com 236. Ele pode tomar 3 comprimidos de Glifage ou deve procurar o médico para mudanças dos medicamentos?
- O que posso fazer para diminuir o índice glicemico de um bolo integral sem açúcar
- Mandioca (aipim) faz mal para diabetes? Pode tomar caldo dela?
- Se em jejum a glicemia der mais de 100 é diabetes?
- A minha glicose e a minha resistência à insulina estão altas. Mas a minha hemoglobina glicada está dentro da normalidade. Qual exame confiar para diagnosticar pré diabetes?
- Tenho diabetes tipo 2, minha hemoglobina glicada deu 8.8, consigo abaixar esse resultado só com alimentação?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.