Reprimir ou não viver nossa sexualidade de maneira plena, seja qual for a nossa orientação sexual, p

16 respostas
Reprimir ou não viver nossa sexualidade de maneira plena, seja qual for a nossa orientação sexual, pode nos trazer sofrimentos?
Olá!
Sem dúvidas, toda repressão (e principalmente a da sexualidade) pode desenvolver inúmeros problemas psicológicos.

Atenciosamente,

Pode sim!! Reprimir a sexualidade, independentemente da orientação sexual, pode causar sofrimentos emocionais, conflitos internos, isolamento social, baixa autoestima, problemas de relacionamento, sentimento de tristeza, culpa e ansiedade. Aceitar-se e ser verdadeiro consigo mesmo é um passo importante para o bem-estar emocional.
Buscar apoio de amigos compreensivos, familiares de mente aberta ou profissionais de saúde mental pode ajudar com questões relacionadas à sexualidade e garantir uma abordagem saudável e equilibrada para expressar essa parte essencial da identidade
Olá! A sexualidade sempre pode nos causar estranheza pois se inscreve no encontro com o outro e nos convoca a intimidade dos corpos. Muito neste viés, causa constrangimento e até repressão. Nem todos lidarão com desenvoltura. Mas o que seria uma sexualidade plena então? Será que existe ou é mais uma idealização?Sempre haverá possibilidade de avançar nas próprias permissões em se busca e realização de prazer. Mas se há o outro, não está totalmente na nossa ação ! Buscar compreender seus tempos para se permitir é bastante importante!
Pode parecer uma pergunta simples, mas que existe inúmeras possibilidades de interpretação. Para uma resposta mais completa é necessário entender como funciona sua sexualidade, como você se relaciona com ela e como ela se relaciona com o mundo externo. Entendendo isso, podemos minimamente entender as distâncias do que é repressão e vivência plena da sua sexualidade em relação ao prazer, sofrimento e até mesmo a legalidade. Dizer apenas que reprimir gera sofrimento é muito precário. Então procure um profissional que possa acolher e refletir contigo as tuas angústias e dúvidas.
Sim, reprimir ou não viver plenamente a nossa sexualidade pode, de fato, causar sofrimento emocional e psicológico. A sexualidade é uma parte fundamental da identidade humana, e reprimi-la pode levar a sentimentos de vergonha, culpa e insatisfação.

A autonegação ou repressão da sexualidade pode resultar em uma variedade de questões psicológicas, incluindo depressão, ansiedade, problemas de autoestima, dificuldades nos relacionamentos e, em casos extremos, pensamentos suicidas. Além disso, essa repressão pode resultar em estresse crônico, o que tem sido associado a várias doenças físicas, como doenças cardíacas e problemas imunológicos.

Por outro lado, viver a sexualidade de maneira plena e autêntica é um aspecto importante do bem-estar emocional e psicológico. Isso não significa necessariamente estar sexualmente ativo; trata-se mais de se sentir confortável com sua própria sexualidade, seja qual for sua orientação sexual, e de poder expressá-la de maneira saudável e consensual.

Em resumo, é fundamental que cada pessoa tenha a liberdade e o apoio para explorar e expressar sua sexualidade de maneira que se sinta confortável e segura. Caso contrário, a repressão da sexualidade pode levar a um sofrimento considerável. Se você ou alguém que você conhece está lutando com questões relacionadas à sexualidade, pode ser útil buscar o apoio de um profissional de saúde mental.
Oi! Imagino que você possa estar sofrendo muito com essas questões e sinto muito por isso. Reprimir nossa sexualidade traz muitos maleficios. O autoconhecimento da nossa sexualidade e a forma como lidamos com nossos desejos sexuais podem ter impactos significativos em várias áreas de nossas vidas. Podem ser tanto nas áreas físicas, emocionais e sociais. Como por exemplo uma sexualidade saudável pode levar a uma melhor saúde física, redução do estresse, melhora no sono e etc.
A sexualidade é uma parte fundamental da nossa identidade, por isso o autoconhecimento e a aceitação da própria sexualidade podem levar a um bem-estar emocional.

Acredito que buscar por psicoterapia possa te ajudar a aliviar essas angústias e encontrar novas formas de pensar e sentir com relação a sua sexualidade e sua religiosidade. Penso que podem existir diversas outras possibilidades para além de repressoes, mas para isso é importante olhar com cuidado para essa situação e, principalmente, com respeito à sua história e sua individualidade. Espero que você fique bem, abraços!
Olá! Espero que esteja bem!

Sim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), reprimir ou não viver nossa sexualidade de maneira plena, independentemente da orientação sexual, pode causar sofrimento emocional e psicológico. A OMS reconhece que a sexualidade é uma parte integral da saúde e do bem-estar humano e que a vivência saudável e plena da sexualidade é importante para o desenvolvimento pessoal, o relacionamento interpessoal e a qualidade de vida.

Quando alguém não pode expressar ou viver sua sexualidade autenticamente, seja devido a pressões sociais, discriminação, estigma ou outras razões, isso pode levar a uma série de consequências negativas para a saúde mental, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e isolamento social. O estigma em torno da orientação sexual e da identidade de gênero pode criar barreiras para o acesso a informações e serviços de saúde sexual adequados, o que pode ter impactos negativos na saúde física e emocional.

A sexualidade é uma parte fundamental da vida dos seres humanos, que envolve a nossa identidade, autoconhecimento, autoestima e bem-estar. Se você ter percebido que esta área de sua vida não está completa, busque ajuda profissional! Você merece vivenciar a sua sexualidade de forma plena e saudável!

Um forte abraço!
Olá! Talvez a sua constatação de não estar vivendo plenamente a sexualidade tenha raízes mais amplas na infância e adolescência. Nossa cultura e modo de educação plantam muitas sementes de repressão. Algumas perguntas para ajudá-la:
Em outras áreas da Vida você também inibe a manifestação de necessidades, direitos e desejos? Você reprime emoções de raiva, alegria, medo, tristeza, etc? Você percebe alguma tendência a sentir mais culpa ou a ter mais medo de punição? A intensidade do modo restrito ou amplo de viver (como foi na sua história? Como é hoje?) poderá estar proporcional ao tamanho do impacto de explorar mais ou menos o seu desejo sexual. Os impactos ou possíveis consequências, caso você esteja negando a realização de um desejo importante ao invés de estar fazendo escolhas conscientes, podem variar, claro. Mas acredito que a hipervigilância poderá estar mais presente (agitação, sono insatisfatório, ansiedade, desregulação da raiva, etc) e talvez ao longo do tempo a depressão, caso você além de negar ainda se culpe e se puna por reprimir seu desejo. Novamente: o tamanho e a efetividade dessas possibilidades precisa ser analisada clinicamente, para que você chegue a um nível de autoconhecimento que lhe permita reconhecer o desejo, fazer escolhas conscientes acerca dele e, assim, garantir mais bem-estar! À disposição! @psicologopascoalzani
Olá! Sim, a partir da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), reprimir ou não viver nossa sexualidade de maneira plena pode resultar em sofrimento psicológico. A TCC considera que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados. Quando uma pessoa restringe ou reprime sua sexualidade devido a crenças limitantes, preconceitos ou medo de julgamentos sociais, pode desencadear conflitos internos, baixa autoestima, ansiedade e até depressão.

A TCC incentiva a autodescoberta e o questionamento de crenças disfuncionais sobre a sexualidade, buscando substituí-las por pensamentos mais realistas e saudáveis. É essencial promover a aceitação de si mesmo, incluindo a orientação sexual, como parte fundamental do bem-estar emocional e do autoconhecimento. O apoio psicológico pode ser muito valioso nesse processo, permitindo que a pessoa desenvolva uma relação mais positiva e plena com sua sexualidade. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, como vai? Sim, reprimir ou não viver plenamente a nossa sexualidade, independentemente da orientação sexual, pode causar sofrimento emocional e psicológico. A sexualidade é uma parte intrínseca da identidade humana e desempenha um papel importante na saúde mental e emocional. Quando reprimimos ou negamos nossa sexualidade, podemos experimentar diversos problemas: 1. Ansiedade e Depressão: A repressão da sexualidade pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e baixa autoestima. 2. Conflitos Internos: Negar a própria sexualidade pode causar conflitos internos, levando à confusão e à dificuldade de aceitação de si mesmo. 3. Isolamento Social: A vergonha ou o medo de serem julgadas podem levar as pessoas a se isolarem socialmente, o que pode resultar em solidão e isolamento emocional. 4. Problemas de Relacionamento: A repressão da sexualidade também pode afetar negativamente relacionamentos íntimos, já que a falta de autenticidade pode dificultar a comunicação e a conexão emocional. 5. Baixa Satisfação de Vida: Viver uma vida que não está alinhada com a verdadeira identidade pode levar a uma sensação geral de insatisfação e falta de realização. Vamos lembrar também que cada pessoa é subjetiva e lida com sua sexualidade de maneira diferente umas das outras. Aceitar e viver a sua sexualidade de forma autêntica e saudável é fundamental para o bem-estar emocional. Se você está enfrentando alguma dificuldade relacionada à sua sexualidade, talvez seja bom começar a considerar buscar apoio de um terapeuta ou profissional de saúde mental para explorar seus sentimentos, entender melhor suas emoções e trabalhar em direção à aceitação de si mesmo. Qualquer dúvida pode me contatar que estou à disposição
Olá!
Sim, reprimir ou não viver nossa sexualidade de maneira plena pode resultar em sofrimento psicológico. Assim, é essencial compreender as diversas esferas da vida humana como parte integrante e fundamental da vida dos indivíduos, de forma que ela contribui com a identidade pessoal e para o equilíbrio físico e psicológico. Na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é trabalhado a autodescoberta através do questionamento socrático para que o paciente compreenda sobre crenças disfuncionais acerca de sua sexualidade, buscando substituí-las por pensamentos mais realistas e saudáveis.
Abraço! @PsicologaSilmariaBandeira
Boa noite! Sim, sem dúvida. Sou terapeuta de casal e se você precisar de ajudar estou à disposição.
A sexualidade é ponto central da constituição subjetiva, é em torno dela que muitos outros aspectos da nossa personalidade se constroem, daí seu caráter central. Seja qual for sua sexualidade: poder conhecê-la, experimentá-la e viver em paz com quem se é e pra onde seu desejo se dirige é ponto fundamental para uma vida mais própria e satisfatória.
Com toda certeza. Reprimir a sexualidade pode trazer muito sofrimento e até mesmo gerar transtornos parafílicos. Se existe dificuldade em aceitar esses desejos sexuais, a terapia pode ser muito benéfica e auxiliar a lidar com essa situação. É óbvio que, caso esses desejos sexuais causem malefícios para alguém, aí a terapia se torna ainda mais importante para que ninguém se machuque.
Boa tarde, tudo bem?
Sim, reprimir sua sexualidade pode trazer um enorme sofrimento emocional e mascarar uma não aceitação.
Seria importante você buscar um profissional que possa te auxiliar em relação a essa questão e juntos buscar entender o que pode estar acontecendo.
Sim, reprimir ou não viver nossa sexualidade de maneira plena pode causar sofrimentos significativos em várias áreas da vida. Aqui estão alguns dos impactos potenciais:

Conflito interno e emocional: Negar ou reprimir aspectos fundamentais da nossa identidade sexual pode levar a um conflito interno intensificado. Isso pode resultar em ansiedade, depressão, baixa autoestima e sentimentos de culpa.

Relacionamentos afetivos: A repressão da sexualidade pode dificultar o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos íntimos e saudáveis. A falta de autenticidade na expressão de quem somos pode afetar a capacidade de estabelecer conexões profundas e significativas com outras pessoas.

Isolamento social: Sentir-se incapaz de expressar abertamente sua orientação sexual pode levar ao isolamento social e à sensação de estar desconectado dos outros. O medo de ser julgado ou rejeitado pode levar à retirada de interações sociais importantes.

Estresse e saúde mental: A pressão interna para esconder ou suprimir a orientação sexual pode aumentar os níveis de estresse crônico e contribuir para problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade e depressão.

Autenticidade e realização pessoal: Viver uma vida autêntica e alinhada com nossa orientação sexual é essencial para alcançar a realização pessoal e o bem-estar emocional. A repressão pode limitar nosso crescimento pessoal e nos impedir de explorar plenamente quem somos.

É importante lembrar que cada pessoa tem o direito de viver sua sexualidade de maneira autêntica e respeitosa consigo mesma. Procurar apoio emocional, seja através de amigos, familiares de confiança ou profissionais de saúde mental, pode ser crucial para explorar e aceitar plenamente sua orientação sexual. Isso pode ajudar a reduzir o sofrimento e promover um maior senso de bem-estar e felicidade pessoal.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!