Reposição hormonal feminina potencializa aparecimento de câncer?

7 respostas
Reposição hormonal feminina potencializa aparecimento de câncer?
A incidencia de cancer de mama é um pouco maior quando utilizada a reposição hormonal com dois hormonios, estrogenio e progesterona (segundo estudo WHI, aumento de 24%) Curiosamente nesse estudo com uso de estrogênio isolado (sem progesterona) em mulheres ja sem utero (histerectomizadas) houve diminuicao da incidência de cancer de mama.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Todo tipo de tratamento possui as indicações precisas, bem como contraindicações e também depende do perfil da paciente. A terapia hormonal da menopausa, dependendo do histórico de saúde da mulher, bem como do momento após a menopausa que está sendo analisado, pode trazer benefícios ou aumentar o risco de outras condições. Não é indicada universalmente para todas. No caso de câncer, depende de que tipo de câncer estamos falando. Se a mulher tem histórico pessoal ou familiar em parentes de primeiro grau de câncer de mama não se recomenda a prescrição de terapia hormonal da menopausa. Além disso, não se recomenda a prescrição de estrogênio isolado (sem uso concomitante de progesterona) em mulheres com útero, pelo risco de hiperplasia e câncer de endométrio. Também não se recomenda em casos de câncer de ovário do subtipo endometrióide. De forma resumida, é fundamental pesar com seu médico assistente os riscos e benefícios para o uso desta modalidade de terapia hormonal.
Concordo com os colegas anteriores.Ė importante lembrar que cada caso ė um caso.Nāo se deve generalizar.Antes do estudo WHI,ERA usado indiscriminadamente.Viamos Sras de 70 anos usando.o uso era para evitar osteoporose e Acdentes Vasculares . Com o estudo viram q isso não acontecia.Agora quando for repor o certo ė avaliar a idade da paciente , sinais e sintomas de climatério e, não usar prolongadamente. Ė, jamais usar hormônios sintéticos e sim naturais!
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Ao prescrever uma reposição hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clínica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de hormônios e se pode usar essas medicações.
A sua avaliação clínica é importante. Agende a sua consulta. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua reposição hormonal.
A reposição hormonal é sempre realizada com hormônios bioidenticos ou naturais e nunca sintético.
Todas as orientações anteriores dadas pelos colegas são valiosas! O seu médico saberá sempre avaliar com você o binômio "risco-benefício" da terapia hormonal!
Os estudos mais antigos. sobretudo o WHI, feito em 1991 mostraram aumento da incidência de câncer. Mas foram feitos com pilulas a base de estrogênio extraído de urina de éguas prenhas e medroxiprogesterona. Dois hormônios sintéticos que não são mais usados na atualidade. O uso de estradiol bioidêntico e progesterona natural bioidêntica , ambos produzidos por engenharia genética são seguros em relação ao câncer. O que aumenta a incidência de câncer de mama é a obesidade, sedentarismo, o álcool e o cigarro. Fiquem atentos a isso.
Bom dia,
A reposição hormonal, pode envolver estrogênio, progesterona e em alguns casos até testosterona. Saber-se que o uso de estrogênio de forma isolada pode aumentar o risco de câncer de mama. Por este motivo é fundamental conhecer bem a história clinica previa e familiar da paciente antes de iniciar a TRH. Além de verificar se a mesma encontra-se com exames ginecológicos em dia.

Especialistas

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Thais Lucia Kiyomi Uyeda

Thais Lucia Kiyomi Uyeda

Ginecologista, Médico acupunturista

São Paulo

Agendar uma visita
Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Ana Efraim

Ana Efraim

Endocrinologista, Especialista em medicina preventiva

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Reposição hormonal feminina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.