Removi o Mirena e iniciei a ingestão da Pilula Level no mesmo dia. Sera que estarei protegida imedi

3 respostas
Removi o Mirena e iniciei a ingestão da Pilula Level no mesmo dia. Sera que estarei protegida imediatamente?
Olá. Não está. Diante de toda troca de método aconselha-se combinar um método de barreira, como camisinha, no primeiro mês.

Olá. Os anticoncepcionais via oral, quaisquer que sejam, devem ser iniciados no primeiro dia do ciclo menstrual preferencialmente. No entanto, podem ser iniciados até o quinto dia do ciclo menstrual e ainda assim será eficaz para evitar gravidez. Você estará protegida a partir do primeiro comprimido do anticoncepcional. É mito você ter que aguardar 1 mês ou um período maior para que ele tenha efeito e lhe proteja.
Quando você retira o Mirena, não importando a razão desta retirada, perdemos o referencial de início de ciclo menstrual, final de ciclo menstrual e período ovulatório. Apesar de você ter iniciado o Level imediatamente, não dá para garantir que você já estará protegida. Você deverá associar algum outro método como o preservativo ou permanecer sem relações por 14 dias. Após este período você estará protegida. Sempre converse com o seu médico sobre a sua anticoncepção e o melhor anticoncepcional para você. Lembre que nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional.
Olá. As pílulas anticoncepcionais como o Level levam alguns dias para causar anovulação, ou seja, para ter efeito anticoncepcional. Quando iniciadas no primeiro dia da menstruação, este período fica respeitado, mas quando iniciado em outra data do ciclo menstrual, (pois o mirena leva a anovulação em apenas cerca de 20% dos pacientes, então há chance da pessoa estar ovulando no dia da retirada ou logo depois da retirada do Mirena), é preciso aguardar quinze a trinta dias para que o efeito anticoncepcional esteja garantido, por precaução. Sendo assim é melhor usar método adicional de barreira, como a camisinha, por quinze a trinta dias após a retirada de DIU Mirena. Para saber se este é o seu caso, converse com seu ginecologista, ele é a melhor pessoa para esclarecer suas dúvidas.