Remedios para transtorno bipolar como o litio e a quetiapina podem prejudicar no aprendizado de idio

5 respostas
Remedios para transtorno bipolar como o litio e a quetiapina podem prejudicar no aprendizado de idiomas?
Não, não há essa relação. Na verdade, se uma pessoa que tem transtorno bipolar está medicada e estável, seu aprendizado é maior, pois o fluxo de pensamento, a atenção e o humor estão adequados. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem alguns estudos que sugerem que o uso do lítio pode prejudicar o desempenho em testes de psicomotricidade, no início do tratamento e outros que sugerem que possa haver um comprometimento da memória de trabalho (a memória imediata que usamos enquanto estamos desempenhando alguma tarefa - as informações que se encontram simultaneamente na mente). Não há evidências de que comprometa a atenção e não há comprovação definitiva de efeitos negativos sobre a memória. De qualquer forma, se houver alterações, possivelmente são de pequena monta e não se espera prejuízo significativo no aprendizado. Quanto à quetiapina, há estudos em pacientes com esquizofrenia que sugerem que tende a melhorar a capacidade cognitiva (apesar de que a eventual sedação, principalmente no início do tratamento), pode ter alguma interferência negativa, indiretamente.

São medicações excelentes e, com certeza, pesando prós e contras, não devem ser evitadas e uma pessoa sem tratamento pode ter muitos prejuízos.
Olá!
Não,pelo contrário,o Transtorno do Humor Bipolar bem tratado previne a piora cognitiva que seu não tratamento ou tratamento inadequado poderia ocasionar.
Apenas o médico pode prescrever medicamentos, mas faz parte da rotina do psicólogo acompanhar os efeitos dos mesmos nas rotinas dos pacientes.

Cada caso é um caso singular. Mas minha experiência observa ser possível, a pacientes sob uso de medicação para transtorno bipolar, aprender novos idiomas.

Lembrando também que o ciclo do transtorno bipolar compreende comumente o período chamado "eutímico", onde espera-se que a pessoa esteja funcionalmente ativa em sua em sua rotina.
De forma alguma, paciente estabilizado com o lítio volta a fazer as atividades normais. O lítio é um estabilizador do humor, exatamente para prevenir ou mesmo evitar as crises do Trantorno do Humor, Bipolar (fase mania=euforia e depressão). Quetiapina se não estiver causando sonolência em nada interfere na cognição. Um abraço.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.