Rejeição na infância pode gerar retardo mental?

5 respostas
Rejeição na infância pode gerar retardo mental?
A rejeição na infância pode gerar inúmeras sequelas na vida da criança/adolescente, porém não há como afirmar sobre gerar retardo mental sem conhecer os pormenores de cada caso, sendo assim, sugiro que procure um Psicólogo para fazer esta avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O retardo mental geralmente está associado a síndromes, anoxia grave ao nascimento, doenças venéreas adquiridas pela mãe durante a gestação e uso do crack. O grau do rebaixamento intelectual deve ser investigado através de testagens psicométricas com objetivo de averiguar a idade mental e a idade cronológica.. A rejeição "pode" causar bloqueios emocionais interferindo no desenvolvimento. Muitas das vezes a criança pode indicar atraso escolar e ou social dando a entender retardo mental.
Neste caso estou diante de um "deficiente" produzido. Faz-se necessário uma avaliação do caso com um psicólogo. Através da estimulação o "sujeito produzido" tem muitas chances de alcançar a intelectualidade esperada para sua idade cronológica.
Não. Pode gerar baixa auto-estima e auto-confiança, tristeza, alterações no comportamento como agressividade exagerada e resultar em transtornos psicológicos. O Retardo Mental ou Deficiência Intelectal é um transtorno do Neurodesenvolvimento e não psicológico.
A rejeição pode gerar problemas emocionais que prejudica o desenvolvimento da criança. O retardo mental tem outros fatores associados. O que pode estar ocorrendo o atraso são bloqueios psicológicos. Necessita-se uma avaliação psicológica para diagnóstico preciso do caso.
Comportamentos típicos de pessoas com retardo mental podem ocorrer, mas isso não implica em deficiência. Tais atitudes podem ser corrigidas com terapias comportamentais.

Especialistas

Alessa Rodrigues Gallio

Alessa Rodrigues Gallio

Psicólogo

Sorocaba

Jessica Fayer

Jessica Fayer

Psicólogo

Juiz de Fora

Denise Achutti

Denise Achutti

Psicólogo

Porto Alegre

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.