Refiz um canal e a massa provisória está alta (causando dor nesse dente e no dente oposto), porém,

4 respostas
Refiz um canal e a massa provisória está alta (causando dor nesse dente e no dente oposto), porém, nesse dente que fiz canal, sinto ele bem mole. O que poderia ser?
Oi, obrigado pela sua pergunta. Você está com trauma oclusal, ou seja, a causa da dor que está sentindo, é porque o curativo ("massa provisória") está alta. Vá ao dentista pra que ele faça o ajuste!

Isso é bem comum, aliás, a primeira causa de dor pós operatória. Ou seja, o dentista tratou o canal, e isso por si só já gera inflamção. Essa inflamação ocorre nos tecidos periapicais (ao redor do dente) ou seja, ligamentos peiodontais e osso.
A restauração "alta" só tende a piorar esse processo, pois encostamos os dentes milhares de vezes durante o dia, e à noite podemos ranger ou apertar de modo mais vigoroso. Quando ocorre essa inflamação, o dente sai um pouco da posição devido ao osso e ligamentos estarem "aumentados", assim o dente que morde com ele na arcada oposta (antagonista), sofre um contato excessivo, que nós chamamos de prematuro.
A primeira escolha é fazer o ajuste de mordida e entrar com antinflamatório (receitado pelo seu dentista).
Mas saiba que isso é bem comum, 90% das vezes que o paciente sente dores muito fortes pós tratamento, se deve ao contato prematuro ou restaurações altas. Obviamente, se o canal foi bem tratado.
Atenciosamente, Maico
O tratamento de canal pode gerar esse tipo de sintoma alguns dias, até semanas após a execução dele. Ao tratar o canal de um dente o profissional (via de regra) acessa o interior das raizes, retirando o nervo, preparando os canais com produtos quimicos e alguns intrumentos rotatórios e manuais para "dar acabamento nas paredes do canal" deixando eles limpos, descontaminados e prontos para serem selados com um material plastico que irá obturar o interior das raizes, evitando assim que infecções possam rescindir na região; porém algumas instrumentações, produtos químicos ou até o extravazamento do material obturador/cimentante pode ocasionar sintomatologia dolorosa por consequencia de uma inflamação local que se forma à essa agressão. Isso tende a regredir com o tempo, porém, quando há uma associação a uma altura excessiva da restauração (provisória ou definitiva), o paciente apresenta um quadro de pericementite, gerando uma inflamação na região que o dente é "preso no osso" e gera dor.
Seu relato que sente alto o curativo deve ser reportado ao seu dentista o qual ira resolver e assim seus sintomas provavelmente irão sumir.