Recentemente tive um sonho que dentro dele sentia excitação por algo X num contexto maluco e eu no s

17 respostas
Recentemente tive um sonho que dentro dele sentia excitação por algo X num contexto maluco e eu no sonho me reeprendia por essa sensação, mas na vida real eu tenho repulsa a isso e acho nojento esse motivo x da excitação, o que quer dizer ?
Olá.
Quer dizer que temos uma barreira de repressão que não nos permite acessar toda a imensidade de nosso inconsciente, e ainda bem, pois seria enlouquecedor. Quando dormimos, a barreira de repressão abaixa e podemos sentir prazer e realozar desejos antes reprimidos por tal barreira de repressão. Geralmente o que repudiamos, diz muito sobre nós. Matamos fora, julgamos e condenados fora, o que não conseguimos eliminar dentro.
Talvez você possa em uma boa análise pessoal, olhar para tais questões e quem sabe acolhê-las dentro de si, e assim esse conflito que suponho gastar muito da sua energia psíquica, venha a se abrandar.
Nao sendo algo que machuque alguém ou a você, e nesse caso também em uma atmosfera segura e íntima de uma análise, você poderá cuidar disso e quem sabe viver tal experiência com mais leveza.
Precisando estou a disposição.

Olá! Os sonhos cumprem papeis importantes no nosso dia a dia. Todos as pessoas sonham diariamente (apesar de muitas vezes não lembrarem dos sonhos, o que é normal também). Mas é através deles que expressamos conteúdos que reprimimos ou que não conseguimos estabelecer conexões e compreensões durante nosso dia a dia. O sonho funciona como um organizador e um mecanismo que nos dá "sinais" a respeito de condutas nossas e do que precisamos organizar. É comum dizer que os sonhos são melhor interpretados pelas pessoas que o sonham, não por outras. Acho que dentro da sua pergunta, o conteúdo que você coloca como reprimido, pode ser algo que na verdade te causa excitação, é comum que o que costumamos reprimir no dia a dia, seja algo que nos excita e anima, mas não queremos aceitar. Essa é uma das interpretações que se pode ter, mas podem ter outras inúmeras que somente através de uma análise minuciosa sobre seu contexto de vida e cotidiano que essas compreensões podem ser mais elucidadas. Caso deseja iniciar um processo psicológico, fico a disposição. Abraços!
Olá! Como vai? Não sei se você já teve a oportunidade de passar por um processo de análise. Apesar de todos nós sonharmos, muitos não conseguem acessar seus sonhos. Para Freud, o sonho é uma manifestação do inconsciente. No processo de análise é comum começarmos a lembrar mais dos nossos sonhos. Porém, existe um ponto muito importante nisso tudo, quem poderá interpretar o sonho é o próprio sonhador através de seu relato em uma análise. Por isso, caso for do seu interesse, sugiro que procure um profissional para falar desses sonhos e de outras questões que estejam lhe incomodando no momento. Fico à disposição.
Olá! Espero que você esteja bem!

Na perspectiva da psicologia cognitivo-comportamental, os sonhos são complexos e podem refletir uma variedade de pensamentos, sentimentos e experiências pessoais ou mesmo pode ser que não signifiquem nada. O conteúdo dos sonhos muitas vezes é influenciado por uma mistura de experiências passadas, preocupações atuais e processos inconscientes.

No seu caso, é possível que o sonho tenha apresentado algo que cause excitação no contexto do sonho, mas isso não significa necessariamente que você tenha algum desejo ou inclinação real por esse "motivo X" na vida real. Os sonhos podem refletir, simplesmente, fragmentos aleatórios de pensamentos sem ter nenhum significado especial.

Um forte abraço!
Olá. Os sonhos funcionam como uma das formas de nosso inconsciente vir á tona, é claro que existe uma censura que tem como função distorcer os pensamentos latentes (proibidos, inconscientes), permitindo assim que apareça o conteúdo manifesto (que é o relato descritivo do sonho, tendo como uma das suas características ser experimentado como algo estranho, sem sentido, que não poderia ser uma produção do sonhador). Por isso o papel da análise é fundamental, pois proporciona um espaço para que o analisante possa interpretar seus sonhos a partir do que produzido em sua análise.
Olá! À primeira vista os sonhos podem parecer algo sem sentido, desconexo ou confuso, não é mesmo? Contudo, quando os observamos mais atentamente, podemos perceber que eles trazem alguns conteúdos muito significativos para nós, ainda que de uma maneira codificada. Desse modo, unindo restos diurnos (fragmentos daquilo que vivenciamos ao longo do dia) com pensamentos nossos que foram recalcados (escondidos da consciência) podemos nos aproximar de desejos muito profundos que possuímos, mas que podem ser desconhecidos de nós mesmos, porque os reprimimos. Como durante o sono nossa resistência e mecanismos de defesa se afrouxam é possível que lembremos disso que guardamos com tanta obstinação. Inclusive por esse motivo, em uma análise pessoal, é possível observar e trabalhar essas questões que são recuperadas e reatualizadas, com toda a ambiguidade que elas possam suscitar. Espero ter auxiliado!
Olá! Os sonhos nos permitem uma conexão com a nossa existência. Segundo Perls, é uma maneira de trazer possíveis conflitos interiormente vivenciados para o aqui e o agora possibilitando dar significado a cada parte do sonho.
Mas é a partir do olhar do sonhador que vai ganhar significado e revelar a que veio.
Acredito ser interessante procurar por um psicólogo para falar sobre essas questões que apareceram. Estou a disposição.
Oi, como está? A resposta de cada profissional vai variar conforme a perspectiva da Psicologia que ele exerce, não se preocupe com a variedade de respostas aqui. O importante é entender o que para você significa cada ponto do sonho e relacionar isso com o que está acontecendo em sua vida. Na troca com alguém, ou mesmo um profissional, o que esse sonho significa pode aparecer para você. E, mais uma vez, o importante é o que você compreende do sonho, afinal, há muitas respostas possíveis segundo os especialistas ou qualquer outra pessoa. Cuidado para não se sobrecarregar com tantas opiniões ou "significados".
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Os sonhos falam de áreas de nos mesmos que nao temos muito conhecimento. As vezes ficamos surpresos por causa disso. O sentido ultimo do sonho, a pessoa consegue saber junto com o analista. Nao e para se alarmar, é a oportunidade para saber mais sobre nos mesmos. Para isso que serve um tratamento. Bem-vindo ao inconsciente.
Os sonhos anunciam muito sobre os nossos desejos, não necessariamente sobre o que você desejou no momento de excitação do sonho, mas seu inconsciente pode estar falando de algo que está reprimido em você e que em estado de consciência é difícil de olhar. Te sugiro iniciar um processo psicológico caso deseje trabalhar mais essas questões.
Boa noite! Os sonhos tem várias conotações, inclusive não necessariamente quer dizer exatamente o que está sendo visto/sentido durante o sonho! Para esclarecer melhor seria interessante você fazer algumas consultas com uma psicóloga para esclarecer melhor os significados, o que te incomodou tanto, o que tem relevância ou não nesse sonho na vida real! Fico à disposição.
Os sonhos são experiências complexas e podem envolver uma variedade de emoções e imagens, algumas das quais podem parecer desconectadas ou contraditórias em relação às nossas crenças e valores da vida real. É importante lembrar que os sonhos não são necessariamente um reflexo direto de nossos desejos ou personalidade, e muitas vezes contêm elementos simbólicos ou não-lógicos.

No seu caso, o fato de sentir excitação por algo que você acha nojento na vida real e, ao mesmo tempo, se repreender no sonho, pode não ter uma explicação direta ou óbvia. Os sonhos são influenciados por uma variedade de fatores, como experiências recentes, emoções subconscientes e preocupações do dia a dia.

É importante não tirar conclusões precipitadas sobre o significado desses sonhos isolados. Eles podem ser apenas manifestações aleatórias da mente durante o sono. Se você sentir que esses sonhos estão causando angústia significativa ou se tornando um padrão recorrente, pode ser útil discuti-los com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a explorar qualquer conexão possível com suas preocupações ou sentimentos subconscientes e fornecer orientação apropriada.
Quando sonhamos muito com algo e importante ficarmos alerta, pois pode significar que tem algo a ser resolvido psiquicamente. Como os colegas relataram ai em cima, o sonho e muito ligado ao inconsciente, pois quando sonhamos não temos barreiras da repressão, que e o que temos no dia a dia. Pode ser que tenha questões a serem resolvidas emocionalmente, que racionalmente voce não consiga explicar.

Se isso esta te incomodando,e eu acho que esta, pois voce esta aqui, eu recomendo voce a buscar um profissional da psicologia que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi

Olá!
Como você está hoje?
Espero que bem.

Primeiramente, eu compreendo o seu sentimento e imagino quão confuso deve ser se encontrar com uma dúvida dessas. Por vezes nos vemos diante de situações em que nos desconhecemos a nós mesmos (sim, e isso pode ser muito angustiante!). Buscamos o tempo todo nos fazermos coerentes em relação às nossas crenças mais profundas e as atitudes que temos frente ao Mundo, e quando passamos por algo que parece delatar alguma incongruência nossa, paramos para refletir e tentar entender, mesmo, do que se trata. Falando nesse sentido, admiro e reconheço a sua intenção em se conhecer melhor e agradeço pela abertura que você tomou para compartilhar aqui conosco um pouco sobre essa sua inquietação.

É imprescindível considerar, primeiro, que no mundo dito "real" e na sociedade que vivemos, nós sofremos constantemente repreensões por sentirmos, pensarmos ou acreditarmos nas mensagens que a nossa mente constantemente nos comunica. Falamos de uma era em que todo tipo de experiência ou conhecimento que adquirimos ao longo da vida e que não pertença à natureza do científico e do palpável, passam a ser sistematicamente rejeitadas. Com isso, aprendemos a duvidar ou a reprimir certas características que não sejam coletivamente admiráveis ou, pelo menos aceitas como normais.

Tem que refletir um pouco:
Por que você pensa que esse sentimento que você teve no seu sonho é digno de tanta repulsa assim, quanto você descreve.
Em um mundo onde pudéssemos nos permitir viver e sentir a vida em toda a sua potência, sem medo de sermos julgados por isso, como seria para você sentir conscientemente esta mesma sensação que você descreveu?

Bem, de qualquer modo, toda afirmação que pudesse ser feita no intuito de responder específica e assertivamente a pergunta que nos deixou pode, de alguma maneira, não contemplar significativamente a sua busca. Claro que é importante levarmos em consideração toda a forma como somos afetados pelo mundo pela sociedade e pelas circunstâncias que nos ocorrem, mas nada disso seria tão verdadeiro e significativo quanto o entendimento que você quiser ou puder atribuir a esta passagem da sua vida.

Feliz ou infelizmente, características e situações como essas fazem parte da nossa natureza humana e talvez, de algum modo, nosso maior desafio existencial se trate de reconhecê-las e aprendermos a conviver com elas.

Que tal explorarmos melhor as profundezas do seu inconsciente, juntos, e atribuirmos um significado mais amplo pra tudo isso?
Fico à disposição.
Um forte abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110

Os sonhos podem ser expressões complexas do nosso inconsciente, refletindo uma mistura de nossos desejos, medos, ansiedades e experiências passadas. No seu caso, parece que o sonho envolve uma situação em que você sentiu excitação por algo que, na vida real, você considera repulsivo e nojento.

Este tipo de sonho pode ser interpretado de várias maneiras. Uma interpretação possível é que o sonho está destacando uma parte de você que está reprimida ou negada na vida consciente. Pode ser uma indicação de que há emoções ou impulsos que você está reprimindo ou negando, possivelmente por razões sociais ou culturais. O fato de você se repreender no sonho pode indicar um conflito interno entre seus desejos ou impulsos inconscientes e suas crenças conscientes.

Outra interpretação possível é que o sonho está destacando algum aspecto de sua psique que você precisa reconhecer e integrar de alguma forma. Pode ser útil explorar por que esse motivo específico de excitação desperta repulsa em você na vida real e como isso se relaciona com suas experiências passadas, valores e crenças.

É importante lembrar que interpretações de sonhos são altamente individuais e podem variar de pessoa para pessoa. Se este sonho está causando desconforto ou confusão, pode ser útil discuti-lo com um terapeuta qualificado, que pode ajudá-lo a explorar seus significados mais profundamente e a entender melhor suas próprias emoções e motivações. Fico à disposição!

4 curiosidades de como o ciclo menstrual afeta os sonhos
amai - 4 curiosidades sobre os sonhos
Por volta de 1930 os cientistas começaram estudos sobre o ciclo menstrual para entender como ele afetaria o corpo das mulheres e em como isso as diferenciava dos homens. Com inúmeros estudos desde então, há algumas descobertas curiosas, como, por exemplo, diferenças encontradas no cérebro de cada sexo.

Diferentemente dos homens que tem níveis estáveis de hormônios, a variação hormonal nas mulheres é muito grande e provoca efeitos peculiares nas funções mentais, desde influenciar a capacidade criativa até os tipos de sonhos que elas têm a cada noite.

E é sobre isso que vamos falar hoje!

O sono é um processo fisiológico e de grande importância para nossa saúde física e mental. No entanto, ao longo da vida, sofremos alterações no ritmo, na qualidade e na quantidade. Tais mudanças, entre outras, podem ser decorrentes de fatores específicos, como: idade e sexo. Sexo? Sim! Mulheres têm características especiais e diferentes dos homens quando o assunto são: os sonhos!

Um estudo da Universidade West of England, em Bristol, de 2011, sugere que mudanças na temperatura do corpo feminino causadas pelo ciclo menstrual são o caminho para sonhos particularmente mais coloridos do que os homens: a temperatura corporal aumenta depois da ovulação e diminui pouco antes da menstruação.

4 curiosidades: sonhos e fases menstruais

Pré-ovulatória: os sonhos costumam ser mais positivos, ter mais figuras masculinas e conteúdo erótico;
Fase lútea: os sonhos envolvendo dano físico e destruição costumam acontecer mais nesta fase;
Pré-menstrual: o conteúdo dos sonhos tende a ser mais negativo, mais pesadelos e com mais figuras femininas;
Fase menstrual: os sonhos tendem a ter mais a presença do sentimento de medo e insegurança.
Olá, os sonhos é uma manifestação livre do incosciente. Geralmente o que se censura na consciencia, ou seja, que é reprimido, aparece livremente no sonho. Seria muito rico para você poder falar sobre isso em um processo de psicanalise onde esses conteudos são trabalhados com mais detalhes!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!