Recentemente sofri dois grandes baques emocionais. Depois disso desenvolvi bruxismo, constantemente tenho

9 respostas
Recentemente sofri dois grandes baques emocionais. Depois disso desenvolvi bruxismo, constantemente tenho mudanças repentinas de humor, não consigo confiar nas pessoas, e tenho muito problemas de memória (gravar, lembrar e raciocinar). É possível que eu tenho desenvolvido depressão?
Olá. Algumas situações que vivemos no passado nos deixam marcas e lembranças que, por mais que tentemos esquece-las, elas ainda permanecem vivas em nossa mente. Sempre que recordamos do fato, parece que tudo está se reproduzindo novamente e desta forma continuamos sofrendo. Refletir sobre estes acontecimentos e tentar compreende-los, pode ajudar a transforma-los em apenas lembranças passadas, na certeza de que não voltarão a acontecer. Viva o momento presente, esteja mais focado no aqui e agora e verá que pode sim conduzir sua vida de forma diferente. Esta sua nova percepção pode ajuda-lo a ter um novo sentimento sobre si mesmo e sobre as pessoas a sua volta. Tente e seja feliz.

Sim. É possível. Sintomas como os seus são bem comuns em pacientes que tem depressão, porém esses sintomas podem ser resultantes de outras doenças, que variam desde outros transtornos psiquiátricos, até doenças orgânicas, ou até mesmo uma resposta emocional aos seus "baques".
O correto neste momento é passar por uma consulta com um psiquiatra que poderá definir o diagnóstico (através da solicitada de exames para excluir outras causas), a melhor terapêutica e orientar acompanhamento psicológico ou psicoterapia caso não haja necessidade de uso de medicamentos.
Atenciosamente.
Dra. Karina Barradas
Sim é possível estar com algum quadro pós traumático, o ideal é que vc procure um profissional de psicologia que possa fazer uma avaliação mais próxima, pois a procura de respostas aqui no site ja é um ótimo indicio que vc quer se curar e quando percebemos que algo esta errado e queremos mudar isso fica mais fácil, me deixo a disposição.
Olá. Para o diagnóstico de Depressão são necessários pelo menos um dos seguintes sintomas: Humor deprimido, isto é, tristeza na maior parte do tempo, na maioria dos dias e/ou perda do interesse pelas atividades cotidianas na maior parte do tempo, na maioria dos dias (anedonia).

Além disso é necessário apresentar outros 4 ou 3 (3 caso tenha os dois acima) sintomas para fechar o diagnóstico. Eles devem estar presentes por mais de 14 dias. Deve-se excluir causas orgânicas para os sintomas, avaliar a gravidade da depressão (caso confirmada) e identificar a presença de outras doença psiquiátricas e/ou neurológicas para instituir o tratamento adequado,

Existem intervenções farmacológicas e não farmacológicas para o tratamento da Depressão. Medicamentos, Atividade Física e Psicoterapia são os pilares e atuam melhor em conjunto.

Sugiro que voce procure um Psiquiatra ou Neurologista para avaliação inicial e elaboração de plano terapêutico multidisciplinar.

Abraços!
Olá! Compreendo a sua necessidade de saber qual a causa e diagnóstico dos sintomas, mas como alguns profissionais mencionaram é necessário maiores detalhes para identificar um quadro depressivo, portanto, recomendo que procure um psiquiatra ou psicólogo para realizar uma avaliação. Abraços!
Olá! Tudo bem? Acredito que é necessário mais informações da sua história, de como você se sente, como foram esses "baques emocionais" que você citou para então pensar em um diagnóstico - que pode ser de depressão ou não. Os problemas que você relatou podem ter uma conexão direta entre eles e justificarem o desenvolvimento de um problema, ou podem ser coisas aleatórias que você conseguiu observar, mas que não têm ligação direta com uma depressão, por exemplo. Procure um profissional (psiquiatra ou psicólogo) para uma conversa mais pessoal e extensa para entender melhor o que está acontecendo com você. Um abraço!
É possível. Nosso aparelho psíquico fica vulnerável diante das perdas que sofremos. Pode haver um quadro traumático. Procure um profissional para lhe ajudar nessa ressignificação. Muitas vezes apenas seguimos na vida e não fechamos os ciclos. Esses ciclos do passado nos atormentam se não elaborarmos de forma correta. Nós psicólogos acolhemos esse tipo de demanda. Alguns bloqueios mentais e emocionais são provenientes de dores não choradas, que deixamos as escondidas e o inconsciente "tende" a reclamar em forma de sintoma.
Olá! Entendo sua necessidade de entender o que está sentindo. Mas considero mais importante uma avaliação mais abrangente do seu histórico de vida, até para entender estes "baques emocionais", um eventual quadro de depressão, ansiedade e outros fatores que estejam presentes e não levamos em consideração ainda.
No caso do bruxismo, você precisará, no mínimo, da ajuda de um/a dentista e um/a psicólogo/a. Estes profissionais podem te encaminhar para outros profissionais da saúde, caso julguem necessário.
O importante é dar o passo inicial e buscar ajuda! ;)
Olá, procure um Psicologo cognitivo comportamental para avaliação e encaminhamentos necessários, possa ser que seja depressão ou algo relacionado ao trauma. Um dentista também se faz necessário desde já, por conta do desgaste dentário

Abraços