Recentemente fiz vários exames, o único q deu alteração foi o Holter 24h, presença de 2 ectopias

4 respostas
Recentemente fiz vários exames, o único q deu alteração foi o Holter 24h, presença de 2 ectopias supraventricular isoladas e 1 ventricular, sofro de ansiedade e estava em crises de síndrome do pânico, isso influencia no resultado? Uma médica me indicou o estudo eletrofisiologico, tem necessidade?
Segundo essa descriçao seu Holter é normal,voce nao tem indicaçao de fazer estudo eletrofisiológico.Procure tratamentos p/ suas crises de ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse resultado de Holter não indica estudo eletrofisiológico, porém caso haja forte suspeita clínica de taquicardia paroxística supraventricular (não documentada), por exemplo, em alguns casos pode ser indicado o estudo eletrofisiológico. Tudo vai depender da forma como ocorrem as crises, e da hipótese diagnóstica do seu médico.
O seu Holter é inocente e não precisa ser submetido (a) ao estudo eletrofisiológico.
Olá! Pelos resultados do seu Holter de 24 horas, que mostram apenas 2 ectopias supraventriculares isoladas e 1 ventricular, não parece haver uma indicação clara para um estudo eletrofisiológico. Essas arritmias são bastante comuns e podem ser encontradas em pessoas saudáveis, especialmente em situações de estresse ou ansiedade, como as que você descreveu.

Sua ansiedade e crises de síndrome do pânico podem, sim, influenciar os resultados do Holter. O estresse e a ansiedade podem aumentar a frequência de arritmias benignas. Focar no tratamento da ansiedade e do pânico pode ajudar a melhorar esses sintomas e, possivelmente, reduzir a ocorrência das ectopias.

Recomendo que continue o tratamento para sua ansiedade e síndrome do pânico. A psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental, pode ser muito eficaz. Além disso, técnicas de relaxamento, exercícios físicos regulares e, em alguns casos, medicação prescrita pelo psiquiatra, podem ser úteis para controlar os sintomas de ansiedade.

Sempre é bom discutir qualquer dúvida ou preocupação com seu médico, que conhece seu histórico clínico e pode fornecer orientações mais específicas. Mas, com base nos dados fornecidos, não parece haver uma necessidade urgente de um estudo eletrofisiológico. Cuide bem da sua saúde mental, pois ela tem um impacto significativo no seu bem-estar geral.

Especialistas

Márcio Galindo Kiuchi

Márcio Galindo Kiuchi

Cardiologista

Recife

Luiz Mario Baptista Martinelli

Luiz Mario Baptista Martinelli

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Luciano Monte Alegre Forlenza

Luciano Monte Alegre Forlenza

Cardiologista

São Paulo

Diogo Pereira Santos Sampaio

Diogo Pereira Santos Sampaio

Cardiologista, Especialista em clínica médica

Goiânia

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Taquicardia Ectópica Atrial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.