Recentemente fiz uma pregunta aqui se seria possível uma pessoa com TP Esquizoide ser beneficiado na

5 respostas
Recentemente fiz uma pregunta aqui se seria possível uma pessoa com TP Esquizoide ser beneficiado na lei de cotas e recebi respostas positivas, porém hoje em uma consulta com um psiquiatra relatei os meus problemas e ele me disse que de forma alguma isso seria possível. Isso seria devido ao que?
O diagnóstico psiquiátrico não é algo tão simples, é preciso uma avaliação cuidadosa. De qualquer maneira você está bastante ansiosa. Às vezes muitas doenças se parecem, é como ter febre por gripe ou pneumonia compreende? Só o contato com o especialista poderá te dizer ao certo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Benefícios, aposentadoria, ou afastamento por questões psiquiátricas acontecem, mas são difíceis. É necessário que você faça um acompanhamento com um equipe multidisciplinar, para uma avaliação mais assertiva. Se necessário, ou possível, essa equipe ira te orientar em como proceder para dar entrada na burocracia que aprovara ou não o uso da cota.
Estes procedimentos envolvem uma serie de burocracias; sera necessário você buscar orientação com o medico responsável pelo seu tratamento. Até porque, ele terá que fornecer um laudo onde relato seu caso, tempo de acompanhamento, tipo de tratamento e etc..
Olá! Primeiramente, teriamos que entender que os propósitos da Previdência Social quanto as concessões de benefícios, se voltam aos pacientes que estejam funcionalmente incapacitados de suas ocupações laborais. São considerados por eles aquelas condições severas e limitantes. Se entendermos que a Personalidade se trata do jeito da pessoa ser em suas características, entendemos entao que um transtorno desta seria a reunião de traços mais acentuados destas características, e que, mesmo que tragam sofrimento e prejuízos importantes tanto emocionais, patrimoniais, sociais e até físicos, podem não ser correlacionados como doença. Portanto, não trataria de considerar haver ou não cura, mas de encontrar o melhor manejo diante das possibilidades e oportunidades para existir e atuar com sua forma de ser cura.
Além do que já foi dito, creio que você consegue, talvez com algum esforço, não precisar desse "benefício", pois você , com um acompanhamento psicológico, poderá aumentar a sua autoestima e confiar mais em sua possibilidade de enfrentar qualquer coisa na vida como as outras pessoas o
fazem. Ser mais pró-ativo, depender mais do seus esforços e nunca abandonar seus objetivos, ao invés de ficar esperando uma "ajuda" que parece ser difícil de conquistar.

Especialistas

Letícia Stéfane Carneiro Gomes

Letícia Stéfane Carneiro Gomes

Psicólogo

Brasília

Vitória e Castro

Vitória e Castro

Psicólogo

Brasília

Wanglares Neto

Wanglares Neto

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio Claro

Lorena Sampaio Ramos Borges

Lorena Sampaio Ramos Borges

Psicólogo

Brasília

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Andreia Goncalves Crivellaro

Andreia Goncalves Crivellaro

Generalista, Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.