Recentemente fiz uma cirurgia de apendicite, só que no meio desse mês comecei a passar mal ao lembra

16 respostas
Recentemente fiz uma cirurgia de apendicite, só que no meio desse mês comecei a passar mal ao lembrar da cirurgia, fico pensando toda hora que aquilo podia ter me matado ou me deixado em coma, sinto muita tristeza e desânimo para fazer qualquer coisa, até tenho pensamentos que estou adoecendo a cada dia.
Oq pode ser?
Olá! Entendo que seria importante você passar por uma avaliação psicológica, onde poderá falar sobre a situação que ocorreu antes, durante e depois da cirurgia. Como você compreende o atendimento recebido, uma intervenção cirúrgica, enfim vários aspectos que podem estar te causando esse sintoma. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Cuide-se!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, fazer uma cirurgia, independentemente do tamanho da mesma, pode gerar medo, insegurança, desregulação emocional. Quanto antes você procurar ajuda, maiores as chances de você ficar bem logo. Esse quadro pode ser transitório. Um psicólogo cognitivo comportamental seria uma boa indicação para você. Boa recuperação!
Olá! Passar por qualquer procedimento cirúrgico causa medo, é perfeitamente normal. Ter medo da morte a maioria das pessoas tem também! Caso esse medo de torne exagerado e rotineiro como dá pra "perceber" em seu relato procure ajuda de um Psicólogo para iniciar terapia.
Pode e deve fazer sessão com psicólogo. Você está tendo resposta à situação vivida. Trabalhe ela e viva mais leve e com saúde.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Cirurgias podem desencadear processos traumáticos, afinal, foi um pedaço seu que foi removido. Mesmo sendo algo que lhe causava sofrimento, até o momento que se tornou um problema o apêndice era uma parte sua. É possível que, de forma inconsciente, você sinta que seu próprio corpo (até então digno de confiança) possa lhe colocar armadilhas mortais como essa. Quantas relações afetivas também não são assim? As pessoas se unem, a relação parece ser muito saudável e de repente uma traição, um abandono. Aquele ou aquela que era parte integral da sua vida e condição de bem-estar de repente faz mal, passa a ser tóxico. Podem parecer situações desconexas, mas muitos padrões de relacionamento estão por trás de traumas diversos. É importante buscar um psicólogo ou psicanalista se o sofrimento persistir.
Olá! O processo de hospitalização e procedimento cirúrgico podem ser experienciados de forma diferente por cada um. Você relata que essa situação desencadeou sofrimento, tristeza, desânimo, e devemos estar atentos ao que sentimos. Nossas emoções comunicam, quando temos emoções desagradáveis, que interferem na forma como agimos, na nossa rotina, isso significa que precisamos de ajuda. Espero que você possa buscar apoio, e conforme perceber que necessita de um profissional possa iniciar um acompanhamento para lidar com o que está incomodando. Um abraço.
Te desejo boa recuperação, realmente é algo complexo e delicado passar por um processo cirúrgico. É importante nesse momento você ter um acompanhamento psicológico para lidar melhor com essa situação. A operação pode ser um fator estressante, pode gerar um incômodo, sentimento de impotência, mudanças permanentes nas funções corporais e insegurança. Quando passamos por uma situação que foge ao nosso controle é comum sentirmos medo. A terapia pode aliviar essa tristeza e angústia que tens sentido, Tudo caminha para o melhor, forte abraço.
Olá, boa tarde. Sinto muito pelo que passou, não deve ter sido nada fácil essa experiência, e com isso trouxeram sintomas ansiosos. É necessário iniciar um processo psicoterapêutico, para que você consiga ter um espaço para trabalhar esse evento que pode ter sido traumático, e então trabalharmos estratégias para seguir cuidando de sua saúde emocional, assim estará na direção de mais qualidade de vida e prevenindo o adoecimento.
Olá, tudo bem?
Qualquer situação que saia da nossa rotina, muitas vezes nos causa um desconforto psíquico, uma cirurgia por mais simples que possa parecer, dependendo de como estava seu estado emocional, pode deixar traumas!
O ideal que você procure um profissional de psicologia para lhe orientar e lhe ajudar a entender o que pode estar acontecendo com você!

Olá. Existem muitos fatores que desencadeiam problemas emocionais, e essas questões não possuem uma causa única. Nossa estória é marcada por traumas na infância, na convivência com pais, irmãos, amigos, sociedade, cultura, influência do ambiente; enfrentamento social; ; questões genéticas, fisiológicas e emocionais, modo de enfrentamento dos problemas, de angústias, ansiedade, tristeza, luto, etc. Após um acontecimento marcante, quando nos damos conta da nossa fragilidade e vulnerabilidade, existe uma tendência em repensar sobre nossa vida e nossos conceitos. A terapia possibilita a construção de um novo olhar sobre as emoções, os pensamentos, o olhar sobre a vida e desta maneira, ajuda a ressignificar muitos acontecimentos e experiências vividas. Sempre à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 95
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como vai? Lamento por estar se sentindo assim. Infelizmente, o fato de ter sido surpreendida pode ter lhe causado um trauma e agora está assimilando o que aconteceu ou poderia ter acontecido com você. Sugiro que busque psicoterapia no sentido de expressar e compreender melhor o processo que está enfrentando. Boa sorte!
Olá, esse sintoma que você narrou está muito característico como (TEPT), que consiste em reações disfuncionais intensas e desagradáveis que têm início após um evento extremamente traumático. Pode ser por diversos motivos, ou a exposição de ansiedade extrema na hora no procedimento. O mais recomendado nesse momento é procurar auxílio de um profissional psicólogo para elaborar essa questão e assim poder lidar melhor com o manifesto que vens tendo ao recordar desse momento.
Olá! Nossa! Imagino seu sofrimento. E sinto muito pelo que passou. Sugiro que procure um psicólogo da abordagem Terapia Cognitiva Comportamental para tratar essas crenças e traumas que ficaram em sua cabeça devido ao evento que passou. A Terapia Cognitiva Comportamental vai trabalhar seus pensamentos e ajudar a lidar com essa situação.
Desde já me ponho à disposição
Espero ter ajudado
Um abraço e melhoras
Olá, qualquer procedimento cirúrgico assusta e gera muita ansiedade.
O medo talvez da morte, possa ter rondado o seu pensamento. O não saber o que vai acontecer durante todo esse processo, faz com que a pessoa sinta muita insegurança. O importante agora é você saber que tudo passou, e deu certo.
Se você continuar com muita ansiedade, busque ajuda psicológica.
A psicanálise tem muitos recursos para te ajudar.
Se você quiser entre em contato
Boa sorte
Boa sorte
Quem não tem medo de passar por uma cirurgia? Até então, tudo normal. Oque está causando todo este estado de estresse é, IMAGINAR oque “poderia” acontecer, os riscos que correu. Só que pra sua sorte é competência médica, o sucesso foi alcançado e você resolveu seu mal estar. Sofrer por algo que não
ocorreu, permitindo que este pensar lhe cause insegurança, ansiedade deve ser trabalhado em terapia, onde as causas destes sentimentos serão compreendidos e com a ajuda do profissional ( psicólogo) serão desconstruídos.
Passar por essa experiência pode gerar medo e insegurança. Fazer uma terapia para falar e trabalhar suas angústias e sentimentos poderá te ajudar e descobrir os gatilhos e como aprender a lidar com isso tudo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.