Recentemente fiz o tratamento de canal em um dente e após o fechamento dele com ionômero. O problema

13 respostas
Recentemente fiz o tratamento de canal em um dente e após o fechamento dele com ionômero. O problema é que as vezes (dia sim, dia não) sinto um gosto horrível na boca, que exala mau odor, e vem do dente! O que pode ser !?
Olá! Normalmente o mal odoro é proveniente de um acumulo de bactérias. Isso pode o correr, por algumas causas, como por exemplo: Uma má adaptação do Ionômero, falha na vedação do dente ou por extravasamento do Ionômero fora da cavidade dentária, promovendo a retenção de resíduos alimentares o que podem causar o aparecimento deste mal odor. Importante a visita à um profissional, pois isso pode evoluir para uma infecção.
Te convidamos para uma consulta: Consulta odontológica - R$ 1

Como vai! Se o ionômero foi colocado provisoriamente até o profissional colocar um pino e um bloco em outra consulta, pode acontecer. Normalmente não uso o ionômero de vidro como restaurador definitivo.
O ideal após um tratamento de canal, é a colocação de um pino, se possível, de fibra e fechar com uma restauração de resina ou se estiver extenso, fechar com um bloco.
Boa tarde precisa ser restaurado com algum material mais definitivo, o Ionomero de vidro não è um material restaurador definitivo,precisa ver se precisa de uma prótese ou alguma restauração com resina caso não seja muito grande .Um abraço
Certamente o Ionômero não pode ser considerado uma restauração definitiva. É interessante você procurar um profissional e realizar uma avaliação para determinar se o dente já pode ser definitivamente restaurado, idealmete com um bloco em cerâmica.
Olá.
Para te confirmar o que de fato está ocorrendo é necessario um dentista fazer um exame clínico.
Contudo podemosnsupor que se há odor forte de medicamento, possivelmente deve ser uma medicação utilizada chamada paramonoclorofenolcanforado comumente utilizada na parte da coroa entre sessões ou até mesmo alguns dentistas o colocam-na com bolinha de algodão ao final do tratamento.
Se o odor for fétido (podre) possivelmente há persistência de alguma infecção ou houve infiltração da restauração.
O mais importante é que você retorne ao dentista para que ele possa realmente solucionar o seu caso, pois apenas com estas informações não é possível fechar um diagnóstico conclusivo.
Olá! O Ionômero é um ótimo material de caráter provisório, porém não tem a resistência desejada para longos períodos. Pode ter ocorrido alguma trinca ou infiltração, causadores do mau odor pelo acúmulo de bactérias. Nesse caso, deves trocar o curativo ou fazer uma restauração definitiva. Espero ter ajudado.
Olá! É aconselhável que vc retorne ao cirurgião dentista que realizou o tratamento, de preferência com uma radiografia panorâmica em mãos, este tipo de restauração que foi citada,é um tipo que tem como característica um material provisório , após este tratamento, para que seja finalizada a etapa restauradora, é indicado uso de outros materiais, cerâmicos por exemplo! Abraços
Certamente deve ter sido excesso de ionômero na hora de inserção do mesmo, pois este não provoca mal odor, o excesso de restauração, faz com que acumule alimentos, provocando esse mal cheiro. A orientação seria voltar ao dentista para concluir o tratamento, fazer a coroa ou restauração definitiva, se for o caso.
O ionomero de vidro não é uma restauração final definitiva devido a sua baixa resistência. Se já faz tempo, (semanas ou meses), que o ionomero foi colocado, pode já estar ocorrendo reincidência de cárie, o que justifica o mal cheiro. Gosto ruim pode ser da exposição do material obturador dos canais. Algumas medicações intracanais não muito usuais hoje podem justificar este gosto ruim. Tem que se avaliar o comprometimento da obturação dos canais com esta possível exposição onde pode ocorrer recontaminação. Converse com seu dentista sobre a restauração definitiva que envolve Remoção de cárie residual ou reincidente, reavaliações do tratamento de canal realizado, reforço do remanescente dental com pinos ou posts de fibra de vidro, e uma restauração cerâmica (bloco ou coroa cerâmica feita em laboratório ou, sendo o caso, em equipamento específico na própria clínica).
Ola. Ionomero e provisorio nao definitivo.
Mal odor pode ser acumulo de bacteriss. Infiltracao alimentar. Caries. Medicamento colodado no final do tratamento.
Deve-se reirar causas. Fazer tratamento final com resina . ceramica...
Consulte seu c.dentista.
Bom dia! O odor está sendo causado provavelmente pela infiltração bacteriana marginal da restauração provisória de ionômero. Você deve procurar atendimento odontológico para fazer a restauração definitiva, para que não haja riscos dessa contaminação bacteriana prejudicar o tratamento endodôntico realizado e você precisar refazê-lo.
Se o ionômero foi colocado provisoriamente até o profissional colocar um pino e um bloco em outra consulta, pode acontecer.
Esse material Ionômero de vidro é um material provisório, você terá que fazer um bloco definitivo. Tem que avaliar a estrutura que restou e finalizar com um material definitivo. Se não fizer, além de sentir esse gosto e odor, pode perder o dente ao longo prazo.
Qualquer dúvida estou a disposição!
Att. Dra Ana Carolina Paschoalino
Te convidamos para uma consulta: Coroas em cerâmica - R$ 1.950