Recentemente eu decobri um problema com barulhos, qualquer som alto me assusta, um tampa caindo , mu

16 respostas
Recentemente eu decobri um problema com barulhos, qualquer som alto me assusta, um tampa caindo , muitas vozes ao mesmo tempo ou gritos me incomodam tanto que automaticamente tapo os ouvidos e abaixo a cabeça , meu olho treme , é algo psicológico?
É importante você buscar um profissional da Psicologia para avaliar, desta forma você vai relatar a sua história e esses fatos desde quando começou até hoje, quando acontece, etc.
Um Psicólogo pode te ajudar.

A sensibilidade exacerbada a sons, onde ruídos comuns provocam reações intensas, sugere que algo em seu sistema de processamento auditivo está em desacordo. É como se seu cérebro estivesse interpretando certos sons como ameaças, mesmo que não sejam. E essa resposta intensa não é apenas emocional – seu relato de olho tremendo mostra que há manifestações físicas também.

Não é incomum que pessoas com experiências anteriores de ansiedade ou pânico desenvolvam sensibilidades ou medos específicos. O medo de ter uma condição mais grave, como a esquizofrenia, pode ser uma extensão dessa ansiedade.

No entanto, sentir medo de ter uma doença não significa que você a tenha. Se sua preocupação com sons e sua saúde mental está afetando seu bem-estar diário, o melhor passo é consultar um profissional. Eles podem ajudar a entender, e mais importante, a gerenciar essas reações.
Olá, é importante entender o contexto como um todo para avaliar se há questões emocionais envolvidas na sua sensibilidade auditiva, para além do sofrimento que está te causando. Sugiro que procure um médico para que possa descartar questões de ordem orgânica/neurológica. O psicólogo também irá acolher e te ajudar com estratégicas cognitivas e comportamentais para ajudar no impacto que tem causado em sua vida esta sensibilidade sonora.
Me coloco a disposição para que possa conhecer meu trabalho, @psiluanamarys
um abraço
Olá. Será importante uma avaliação psicológica e também médica. Compreender se aborda sintomas novos e a que estão associados; observar se você enxergou essa problemática recentemente, mas se já lida com ela a muito tempo, mas não tinha consciência; descartar possibilidades físicas ou psicológias para a ocorrência desses sintomas e auxiliar você a encontrar recursos para redução e possivelmente remissão serão objetivos das ou dos profissionais para te auxiliarem em reequilíbrio e bem-estar físico e emocional.
Estar exacerbadamente sensível a percepções do dia a dia com perda de qualidade de vida, demonstra desorganização orgânica ou psicológica. O ideal é buscar eliminar questões orgânicas e mesmo psicológica com um bom profissional; médico e psicólogo. Indico técnica de concentração plena/ meditação, para trazer mais relaxamento enquanto não tem um diagnóstico e prognóstico do caso. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 240
Olá, pelo relato parece algo psicológico, mas é importante buscar um profissional e realizar uma avaliação.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Acho importante você procurar a ajuda profissional, uma vez que a "misofonia" é uma condição onde certos sons comuns podem causar uma resposta emocional intensa, como irritação ou desconforto. O Otorrinolaringologista pode avaliar a saúde dos seus ouvidos e verificar se há alguma questão física que possa estar afetando sua audição.
Fonoaudiólogo - Esse especialista pode fazer uma avaliação detalhada da sua capacidade auditiva e sensibilidade a diferentes frequências. Há pessoas que não suportam gritos de crianças, ou latidos de cães, barulho mastigação de alimentos de uma pessoa ao lado, etc.
Psicólogo - Uma vez descartados problemas físico acima descritos será de suma importância verificar suas reações emocionais com um psicólogo, especialmente os treinados em Terapia Cognitivo-Comportamental, para lhe ajudar. Ignorar ou deixar de tratar pode resultar em mais desconforto ou complicações no futuro. Felizmente, com a ajuda adequada, muitas pessoas encontram alívio e melhoram significativamente sua qualidade de vida. Te cuida! Abraços
Olá! Pode ser algo de origem psicológica sim, mas é preciso que isso seja analisado juntamente com um profissional. É importante que se investigue os possíveis motivos de suas queixas e o contexto em que isso se apresenta. Entender os sintomas é essencial para que se possa tratá-los.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Sintomas de misofonia podem aparecer em vários diagnósticos, no seu caso acho que seria legal uma investigação multidisciplinar, com psiquiatra ou neuro, e psicólogo, assim a investigação fica completa. Boa sorte!!
Oiê! Acredito que seja necessário uma investigação multiprofissional (otorrinolaringologista para descartar problemas de saúde auditiva; psicólogo para entender se é um contexto emocional e psicológico, e um neurologista para investigar outras hipóteses).
Boa Sorte.
Isso pode estar relacionado a uma condição chamada hipersensibilidade sensorial, que é uma resposta exagerada aos estímulos sensoriais. Seria interessante conversar com um profissional da área de saúde, como um psicólogo ou médico, para obter um diagnóstico mais preciso e encontrar estratégias de enfrentamento adequadas.
Olá, bom dia. Caso você procure uma psicóloga e comprovem que os sintomas não são relacionados a cognição. É importante procurar outros profissionais da área da saúde que lhe auxiliem a fazer uma investigação. Espero ter ajudado, @psimariajube.
Primeiro passo é entender sua história anterior aos sintomas descritos para saber se já existiam sinais desse desconforto. Também é importante entender o contexto como um todo para uma avaliação mais consistente. Procure o psicólogo para te ajudar a entender seu caso. Estou a disposição para te atender.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
O que você descreveu pode se encaixar como sobrecarga sensorial. A sobrecarga sensorial pode ser um sinal do Transtorno do Espectro Autista(TEA), mas todo mundo pode ter sobrecarga sensorial, veja por exemplo pessoas que odeiam festas com som muito alto e multidão, essas pessoas podem ter sobrecarga sensorial nesses lugares.

Para investigar melhor somente com acompanhamento.

Mas de forma resumida: Sim, pode ser psicológico, e isso não significa que é algo ruim ou que é um problema. Mesmo sabendo que na hora é uma péssima sensação para você.
Olá. Há indícios de que possa ser psicológico sim. Porém é necessário descartar uma origem mais fisiológica, ou seja, consulte um otorrino para saber se você não tem alguma alteração auditiva real. Em todo o caso, a angústia causada por um forte estímulo auditivo (sons altos ou ruidosos) pode estar mais forte devido a uma carga afetiva. Por exemplo, você pode ter um trauma ligado a um barulho forte. Alguém ou algo pode ter feito muito mal a você no exato momento que um som estrondoso ocorreu. Uma psicoterapia de linha psicanalítica poderia ajudar. Essa abordagem ajuda a reconstruir sua história e entender quais eventos passados ainda estão causando prejuízo na sua vida presente. Nessa forma de lembrança - que é mais complexa do que simplesmente lembrar de algo -, o trauma se desfaz, sendo possível desligar a memória do afeto vinculado a ela. Aqui pode parecer muito técnico, mas numa psicanálise as coisas ficam mais claras. Espero que as coisas melhorem. Abraço!
O que você está descrevendo pode ser um sinal de uma condição chamada hipersensibilidade auditiva ou misofonia, onde sons específicos ou barulhos altos causam uma resposta emocional e física intensa. Esta condição pode ter várias causas e pode estar associada a diferentes transtornos ou condições psicológicas e neurológicas.

Possíveis Causas
Hipersensibilidade Auditiva:

Algumas pessoas têm uma sensibilidade aumentada ao som, onde ruídos comuns podem parecer extremamente altos e desagradáveis. Isso pode ser parte de um transtorno sensorial.
Misofonia:

É uma condição em que sons específicos (como mastigação, respiração ou barulhos altos) desencadeiam respostas emocionais intensas, como raiva ou ansiedade.
Ansiedade e Estresse:

Altos níveis de ansiedade ou estresse podem aumentar a sensibilidade aos sons. A resposta intensa aos ruídos pode ser um reflexo do estado de alerta elevado causado pela ansiedade.
Transtornos do Espectro Autista (TEA):

Pessoas no espectro autista muitas vezes experimentam hipersensibilidade sensorial, incluindo sensibilidade auditiva.
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH):

Indivíduos com TDAH podem ser mais suscetíveis a distrações e sobrecarga sensorial, o que pode incluir uma resposta intensa a sons altos.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT):

Pessoas com TEPT podem ter uma resposta de sobressalto aumentada a sons altos devido à hipervigilância e reatividade aumentada a estímulos ambientais.
Sintomas Relacionados
Resposta de Sobressalto Exagerada: Reação desproporcional a ruídos altos ou inesperados.
Evitamento: Tentativa de evitar situações onde sons altos são esperados.
Reações Físicas: Tapar os ouvidos, tremor ocular, abaixar a cabeça, e outras reações corporais automáticas.
Reações Emocionais: Sentimentos de irritação, ansiedade, raiva ou pânico em resposta a certos sons.
Abordagens e Tratamentos
Avaliação Psicológica:

Consulta com Psicólogo ou Psiquiatra: Um profissional de saúde mental pode ajudar a diagnosticar a causa subjacente da hipersensibilidade auditiva e desenvolver um plano de tratamento.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):

A TCC pode ajudar a modificar a resposta emocional e comportamental aos sons desencadeantes, ensinando técnicas de enfrentamento e reestruturação cognitiva.
Terapia de Exposição:

Envolve a exposição gradual e controlada aos sons que causam desconforto, ajudando a dessensibilizar a resposta auditiva.
Terapia de Reintegração Sensorial:

Pode ser útil para pessoas com dificuldades de processamento sensorial, ajudando a normalizar a resposta aos estímulos auditivos.
Técnicas de Relaxamento:

Práticas como meditação, mindfulness e exercícios de respiração podem ajudar a reduzir a reatividade geral do sistema nervoso.
Aparelhos Auditivos com Filtros de Ruído:

Em alguns casos, dispositivos que filtram ou atenuam sons específicos podem ser úteis para gerenciar a hipersensibilidade auditiva.
Conclusão
A resposta intensa a sons altos pode ser angustiante e interfere na vida diária, mas há várias abordagens que podem ajudar a gerenciar esses sintomas. Consultar um profissional de saúde mental é um passo importante para entender melhor a causa subjacente e receber tratamento adequado. Com a intervenção certa, é possível reduzir a hipersensibilidade auditiva e melhorar a qualidade de vida.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!