Recentemente estou tendo muitas dores de garganta e de estômago e tenho ansiedade, isso tem alguma c

22 respostas
Recentemente estou tendo muitas dores de garganta e de estômago e tenho ansiedade, isso tem alguma coisa haver?
As dores podem ter sim relação com a ansiedade, é importante frequentar a terapia para averiguar qual a preocupação que pode dar origem as tuas dores, geralmente as dores de garganta se não é algo físico está ligado a algo que não conseguimos dizer ou expressar e na linguagem popular dizemos está entalado na garganta; Veja se perto de você tem algum psicólogo/a que possa te ajudar, ou se quiser estou a disposição.

Olá, boa tarde! Primeiramente, indico que você marque um médico para descartar causas fisiológicas a respeito desses sintomas. Que podem dizer a respeito da sua ansiedade ou não. Após ter essa reposta, sendo positiva ou negativa, é importante cuidar dessa ansiedade. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade, perda de concentração, entre outros. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure uma ajuda psicológica! Espero ter ajudado, fique bem!
Olá! É de suma importância a marcação de uma consulta com um médico especialista para investigar essas dores, mas é sempre bom lembrar também que em muitos casos, as dores estão associadas a ansiedade sim.
Às vezes, em algumas situações na nossa vida temos a sensação de que algo deve ser dito, mas não sei ou não posso falar o que quero ou o que penso. Será que não vale à pena investigar?
Sugiro um acompanhamento psicoterápico que muito lhe ajudará a ter uma vida mais funcional e feliz.
É o que chamamos na Psicologia da "Cura através da fala".
Então, vamos tentar?

Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Dor de garganta (tipo queimação, ardência) associada com dor no estômago pode ser um indicativo de refluxo gastroesofágico, mas também pode ser outra alteração fisiológica. De qualquer forma é necessário realizar uma avaliação médica detalhada bem como uma investigação do seu estado emocional. Situações estressantes ou ansiogênicas podem piorar os sintomas. Se estas dores são recorrentes e persistentes, procure ajuda o quanto antes.
É importante destacar que as emoções afetam e são afetadas pelos processos psicossomáticos e que merecem atenção e tratamento adequado. Boas buscas !
Como os colegas disseram, o médico irá ver as causas das dores de estomago e garganta para ver se necessitam de mais cuidados/investigação, como está a sua alimentação. A ansiedade deve ser cuidada também através da terapia onde uma escuta profissional poderá acolher e ouvir o que te causa angustia; que fatores contribuem para os picos de ansiedade...se cuide! Abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Olá! É importante fazer uma avaliação com um médico. Sendo descartado problemas fisiológicos, procure por um Psicólogo para te auxiliar e trabalhar seus conflitos internos que estão desencadeando sua ansiedade. Pode está somatizando. A somatização expressa-se pela geração de sintomas físicos de uma condição psiquiátrica tal como a ansiedade. Ela é uma ação sobre o corpo, nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico do indivíduo. Esta é a maneira que seu corpo está expressando suas questões emocionais. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Prezado(a), na contemporaneidade a psicanálise apropria-se das dores físicas que reverberam e externalizam aspectos psíquicos inter-relacionados como claros sintomas de uma estrutura egoica fragilizada e adoecida. Uma das iminentemente apropriações atuais é a fibromialgia, caracterizada pela dor crônica na ausência de lesões ou sinais de anormalidade orgânica. associações da dor com o estado melancólico, com inibições psíquicas e com a hipocondria. A dor é tomada como expressão de uma vivência traumática e não simbolizada. Nesse sentido, penso ser de extrema pertinência a busca por um psicanalista que o(a) ajude a por em palavras a simbolização dessas dores e aflições. Caso se identifique estou a inteira disposição.
Olá ! É bem provável. Possivelmente a diferença na acidez estomacal frequentemente influenciada por gatilhos ansiosos podem indicar hipóteses relacionadas ao refluxo. Por isso é muito importante fazer um diagnóstico diferencial, pois se isso não estiver claro você pode tomar uma medicação para “dor de garganta” como um antiinflamatório, por exemplo, e isso deverá não repercutir bem na causa real. A especialidade “Dor” associada à terapia EMDR reúne estratégias mais rápidas para sanar ou aliviar casos como o seu. Um abraço!
olá! muito obrigada por sua pergunta. Pode ser e pode ocorrer de várias formas. Você pode, por conta da ansiedade estar falando mais alto, ou de outra forma a danificar sua garganta, por exemplo. Pode estar com algum distúrbio no estômago e tendo problemas de azia, o que afeta a garganta por causa da acidez. Pode estar com sua imunidade mais baixa e pegando resfriados sequenciais, ou ainda vários outros problemas. Pode ser que também não tenha nada a ver com a garganta e que sejam duas coisas diferentes. Por isso é super importante que você procure um médico para verificar sua garganta. Um psicólogo não pode e não sabe avaliar isso. O que sim, um psicólogo pode te ajudar é a ver as causas de sua ansiedade e tratar isso. Assim que possível, procure especialistas para ver sua garganta e tratar o que está te incomodando. Fique bem!
Conforme os colegas acima destacaram é preciso verificar a existencia de alguma afecção física que explique esses sintomas, para além disso é preciso ter em conta que podemos somatizar sintomas psicologicos em nosso corpo. A terapia vai te ajudar com toda certeza a endereçar essa queixa.
Olá, dores de estômago até podem estar associadas ao sistema nervoso, mas ideal é que antes você procure um gastro para que ele possa avaliar e caso não tenha nenhuma doença estomacal, ai sim passamos a considerar o sistema nervoso.
Abraço.
A psicologia pode lhe ajudar a procurar o porquê de sua ansiedade, a entender o que o seu corpo está sentindo, e aprender a enfrentar esse sintoma.
Já os sintomas físicos, esses só poderão ser diagnosticados por médicos.
Olá! Procure um gastro e um otorrino. Um abraço
Sim, porém é sempre necessário antes de caracterizar estes sintomas descartar as hipóteses orgânicas, ou seja, ir ao médico.
Bom dia, como você está hoje?
Seus sintomas estão diretamente ligados à ansiedade mas não significa que em todos os casos seja ansiedade. Para verificar é necessário acompanhamento com gastroenterologista para descartar hipóteses fisiológicas e se e quando necessário, iniciar um acompanhamento psicológico.
Um abraço, Maria
Boa tarde.
É preciso fazer uma avaliação precisa dos sintomas citados. É possível que as dores físicas podem estar associadas à ansiedade - o que normalmente é tratado como uma situação psicossomática, mas pode não ser o caso. Assim sendo, um acompanhamento psicológico ou psicanalítico é o mais indicado para compreender a situação de ansiedade e possível psicossomatização, mas é recomendável que se procure em paralelo um acompanhamento médico para avaliar as dores de garganta e no estômago.
Sendo bem objetivo, te digo que pode ser que sim e pode ser que não. Portanto a melhor decisão é você procurar um médico para verificar o que está acontecendo. Se por acaso não for constatado nenhum problema pelo seu médico, aí sim procure um psicólogo que lhe inspire confiança para um tratamento adequado. Melhoras! Abraços
Olá!
A ansiedade pode produzir maior acidez no organismo e levar a dores de estômago, queimação e tosse associados pode ser sintoma de refluxo. Importante consultar um médico para tratamento.
Para ansiedade o tratamento psicanalítico pode ajudar bastante!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Sim, pode ter alguma influência, porém é essencial procurar um médico, dessa forma ele poderá realizar todos os exames necessários em relação a problemas fisiológicos. Obviamente, sentir dores sem explicações também aumenta a ansiedade, que acaba reforçando o incômodo das dores.
Descartado a hipótese fisiológica, seria importante procurar um psicólogo para tratar sua ansiedade, para entender como essas dores estão refletindo seu psicológico. Fico a disposição!
Sim as dores de garganta e podem ser um sintoma de ansiedade. Um sistema muito afetado pelo estresse e ansiedade é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdômen, diarreia e azia são alguns dos sinais. Podemos dizer que a ansiedade excessiva e estresse agudo podem alterar as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso. Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, dificuldade de engolir, dor, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores.
Olá. a ansiedade tem seu impacto fisiológico no corpo, mas precisa ser averiguada por um psicólogo e diagnosticada por um psiquiatra, procure ajuda especializada e cuide-se. Abraço,
Olá!
Em primeiro lugar é necessário investigar se há uma causa fisiológica relacionada a estas queixas. Porém, é importante destacar que a Ansiedade em excesso, pode gerar uma baixa na imunidade, pois quando a ansiedade é constante há uma liberação excessiva dos hormônios cortisol e adrenalina que acabam causando um desequilíbrio no sistema imunológico, além de gerar inúmeros sintomas físicos como problemas estomacais, taquicardia, falta de ar, tremor no corpo, entre outros. Em todo caso um acompanhamento psicológico será muito benéfico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!