Recebi o diagnóstico de tuba auditiva patente. Quais as causas? Tem tratamentos? Li q não adianta co
1
respostas
Recebi o diagnóstico de tuba auditiva patente. Quais as causas? Tem tratamentos? Não achei muito sobre o assunto, gostaria que algum médico me desse um norte. Obrigada!
Olá tudo bem? Receber esse diagnóstico pode gerar muitas dúvidas, e é ótimo que você esteja procurando informações para entender melhor a sua situação! A tuba auditiva é uma parte importante do ouvido que ajuda a equilibrar a pressão entre o ouvido e o mundo exterior. Ela também ventila o ouvido e o protege contra secreções do nariz e garganta. Às vezes, a tuba auditiva pode não estar funcionando bem, permanecendo aberta. Isso pode causar sintomas como ouvir sua própria voz muito alta ou sons que vêm da respiração. Para confirmar se a tuba está aberta, são feitos alguns testes. Se confirmado, é importante investigar o que pode estar causando isso, e dentre as causas mais comuns estão a perda excessiva e rápida de peso e inflamações crônicas. A perda ponderal rápida e intensa pode resultar na redução do tecido gorduroso de revestimento da tuba auditiva e ela se tornar patente, gerando desconforto por ouvir a própria voz, zumbido... Pacientes após operação bariátrica possuem, em teoria, predisposição para o desenvolvimento dessa condição. Alguns casos podem estar relacionados a doenças neurodegenerativas ou uso de certos medicamentos. Dentre as opções de tratamento, existem medidas clínicas e conservadoras para aliviar os sintomas. Existem também opções cirúrgicas, mas elas são usadas apenas quando outros tratamentos não surtiram efeito. Nessa situação, é importante falar com um médico especialista, no caso o Otorrinolaringologista, preferencialmente com especialização/aperfeiçoamento em Otologia. Esse profissional poderá te ajudar a entender melhor e propor o tratamento adequado para o seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, pode acontecer de um bebê de 8 meses com síndrome de down apresentar uma sensibilidade auditiva a ruídos e barulhos?, por exemplo quando cai um objeto no chão e faz barulho ou até mesmo com sons de bichinho de borracha? Isso é normal da síndrome de down a criança ser mais sensível aos sons?
- a disfunção tubária necessita de cirurgia ou há tratamento alternative?
- Olá, preciso fazer um exame chamado Histerossalpingografia da tuba, e a clínica onde vou fazer disse que necessita saber se tenho alergia a iodo e frutas do mar, seria mesmo necessário esses teste para poder fazer esse exame?
- Ola, gostaria de saber se o exame otoneurológicos difere de audiometria tonal e vocal e impedanciometria. São exames diferentes ou o otoneurológicos já inclui esses outros dois?
- O que fazer se sangrar depois de uma cauterização nasal?
- O que significa membrana timpânica flácida? Fiz um exame e foi acusado tal problema no ouvido esquerdo, onde tenho zumbido.
- Supraglote com hiperconstrição lateral leve causa desconforto, atrapalha a respiração e o sono?
- Tenho zumbido constante nos dois ouvidos. Isso começou há cerca de uns oito anos. Hoje tenho 55 anos. Sempre que toco com os dedos na nuca ouço dentro dos ouvidos.
- Olá Doutor Alejandro, Faz algum tempo que tenho escutado sons graves nos meus ouvidos, parecido com ondas, um som abafado. Algumas vezes tenho dores de ouvido também. Já cheguei a ficar sem escutar sons por algum tempo devido a isso. Os protetores auriculares não estão resolvendo. Sinto além de surdez…
- Fiz uma rinoplastia a 6 meses porém não respiro ainda do lado esquerdo, vejo que está bem fechado eu puxo o ar e não entra. Parece que é o lado que ficou o enxerto, é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Consulta Otorrinolaringologia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.