recebi o diagnóstico de transtorno esquizoafetivo cid10 f25.0 isso é grave?

7 respostas
recebi o diagnóstico de transtorno esquizoafetivo cid10 f25.0 isso é grave?
Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
Trata-se de um transtorno de personalidade. Se o diagnóstico estiver correto, isto significa que a maneira como você se relaciona com as pessoas e com o mundo pode ser influenciado por um afeto que parece frio e distante aos olhos das pessoas, que você pode ter uma aparência excêntrica ou peculiar, uma tendência a um retraimento social, que o comportamento pode ser influenciado por crenças estranahs ou comportamento mágico, pode ser uma pessoa muito desconfiada, e pode passar por experiências transitórias de ilusões, alucinações ou idéias paranóides.
A gravidade pode variar muito: desde casos leves, até moderados e graves. O uso de medicação deve ser associado a psicoteraapia para ajudar entender melhor como você funciona e como lidar com seus pensamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Carina Lucion
Psicanalista, Psicólogo
Sarandi
Todo sofrimento psíquico é grave para quem sofre. Não interessa o nome que lhe dão. Então procure ajuda para entender melhor o seu caso. Um bom médico (psiquiatra) será de grande ajuda, e um psicólogo poderão auxiliar você a se conhecer, e saber quais são os teus limites, aprendendo a controlar e viver da forma mais normal possível.
Dra. Joana Alves
Psicólogo, Terapeuta complementar
Barueri
Prezado, tenho a crença que nenhum transtorno e limitador , quando procuramos meios de lidar com eles. Porem e primordial procurar ajuda de profissionais, dos quais vão lhe ajudar a lidar com suas questões, ou seja um bom psiquiatra e um psicólogo. Boa sorte , importante e não ficar sozinho com suas dívidas.
Olá...
Idependente do grau do transtorno que recebeu o diagnóstico, ele não é limitante quando acompanhado pelos profissionais psicólogo e psiquiatra.
O psiquiatra aparti da avaliação clínica lhe solicitará o uso das medicações necessarias e o psicólogo em processo psicoterapico será parceiro neste processo.
Gratidão!
A gravidade de qualquer quadro será avaliado conforme o quanto compromete e prejudica o seu cotidiano. Por esta razão será importante viabilizar meios de adquirir ou potencializar recursos para você se adaptar ao seus contextos mais desafiadores. Especialistas irão ofertar suporte para que juntos vocês desenhem estratégias condizentes e funcionais.
Dra. Samy Patrocinia Machado
Psicólogo
Taguatinga
Depois desse diagnostico e importante você iniciar o tratamento adequado, com medicação ( através do psiquiatra) e de uma psicoterapia ( com um psicologo), para que esse transtorno não influencie de uma forma negativa sua vida e você consiga realizar suas tarefas de uma maneira mais funcional possível. Receber essa informação não quer dizer que seja algo ruim, agora que você já sabe pode se cuidar de uma maneira mais completa.
Assim como qualquer transtorno de personalidade, exitem graus leve, moderado e grave. Mas com o tratamento com psiquiatra e psicólogo, tomando a medicação correta, conseguira uma qualidade de vida.

Especialistas

Mariana Nunes Rollo Denardi Curtolo

Mariana Nunes Rollo Denardi Curtolo

Psicólogo

São Paulo

Tamires  Aquino

Tamires Aquino

Psicanalista

Brasília de Minas

Luciane Denti

Luciane Denti

Psiquiatra

Erechim

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizotípica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.