Realmente não existe nenhum jeito de deixar de ter uma parafilia conscientemente, e desenvolver uma

8 respostas
Realmente não existe nenhum jeito de deixar de ter uma parafilia conscientemente, e desenvolver uma conscientemente? Ou forçar o inconsciente a desenvolver uma atração por algo ou alguém? Ou forçar o inconsciente a deixar de ter atração? Meu psiquiatra disse que é raro, mas pode acontecer.
Parafilia não é uma escolha, é um transtorno psiquiátrico que necessita tratamento psicoterápico. Converse com ele sobre psicoterapia para te ajudar no processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como bem explicitado pelo colega, Pedro Ivo, a parafilia é um tipo de expressão da sexualidade, ligada a experiências - normalmente da infância - de grande intensidade psíquica, porém, pouca precisão em termos conscientes, e até lógicos.
Ao que sua pergunta indica, essa questão tem sido problemática dentro do seu campo vivencial, para você mesmo ou para alguém do seu convívio.
Há que se verificar, em psicoterapia, o processo pelo qual passa essa pessoa que expressa uma parafilia, identificando as motivações inconscientes, bem como os recursos disponíveis para a vivência de tal situação, da maneira mais saudável possível.
Quanto a possibilidade de deixar de ter um atração, ou alterar o objeto do desejo, creio ser realmente muito raro, quando não, impossível.
Trata-se de um transtorno psiquiátrico, sugiro uma psicoterapia para minimizar seu sofrimento e procurando ampliar seu nível de consciência com relação á estes comportamentos repetitivos.
Att
Monica - Neuropsicologa
Olá,
o termo que você nos deixou atento para responder é extremamente amplo. Nós podemos compreender que Parafilia são expressões sexuais que estejam causando algum tipo de prejuízo, físico ou emocional, para você ou para as pessoas que você se relaciona. Sendo assim existem uma infinidade dessas expressões sexuais, ligadas à histórias de aprendizagens muito intensas e pouco precisas e mantidas por esquemas que envolvem muitos elementos. Essas são as razões da dificuldade de lidar com esses temas. Mas a psicoterapia comportamental reúne muito conhecimento a esse respeito e vai te ajudar muito. É possível se expressar de forma satisfatória em todos os níveis da sua vida.
Existe um Critério para definir parafilia e transtorno parafílico,o segundo, tem que persistir por um período de seis meses e causar sofrimento e prejuízos significativos ao portador. Nesse caso, cabe tratamento psicoterápico e muitas vezes intervenções psiquiátricas em conjunto.
Concordo com nosso colegas, todas as opiniões foram válidas, se trata de um transtorno, deve ser analisado todo o contexto no sentido de verificar se há prejuízo a você ou a outras pessoas, se este transtorno o incomoda, acredito que sim, já que esta perguntando sobre este assunto, é necessário tratamento psicoterapêutico.
Meu amigo, as respostas existenciais não são tão simples, assim, sabe? As ambivalências humanas( indecisões, fazer o que não se quer fazer; ou, por outro lado, não fazer o que se quer fazer,...) promovem ações que ditam inconscientemente, boa parte do comportamento humano.
Você não deve falar sobre si mesmo, de forma tão simples, como um objeto de análise. Você é muito mais que isto. Procure conhecer-se mais, criticar-se mais e vai se transformansdo dia-a-dia em alguém que é o mesmo, mas que partiicpa do seu próprio 'processo de vir-a-ser' (Nietzsche)...ser melhor,...ser feliz...sempre!!! Boa sorte!!!
O que proponho é conhecer outras formas de tratamento para conteúdos não explícitos ou inconscientes. O EMDR, uma nova terapia, tem obtido excelentes resultados em conteúdos não explícitos que interfere na vida da pessoa. É uma das terapia, juntamente com a Terapia Cognitivo Comportamental, que tem aprovação em termos de resolução de órgãos americanos de saúde mental. Através do EMDR é possível enfraquecer ou até eliminar alguns conteúdos indesejáveis. Considerada terapia breve, o EMDR pode em poucas sessões eliminar traumas e memórias negativas. No entanto, depende das condições de enfrentamento da pessoa, disciplina e persistência. Por isso, se tiver disponibilidade conheça um terapeuta, psicólogo com formação em EMDR certificado pelo instituto EMDR Brasil. Boa sorte...

Especialistas

Gisele Munhoz

Gisele Munhoz

Psicólogo

Santo André

Murilo Comparoni

Murilo Comparoni

Psicólogo

Jundiaí

Victor Lessa

Victor Lessa

Psiquiatra

Maceió

Cibele Aparecida Nardi

Cibele Aparecida Nardi

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Parafilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.