Realmente existe somatização de sintomas? Tipo: sentir dores musculares, cansaço, diarreia etc por

7 respostas
Realmente existe somatização de sintomas? Tipo: sentir dores musculares, cansaço, diarreia etc por sintomatização mesmo fazendo exames médicos e resultados negativos? Como tratar?
Olá!
Sim! Inclusive é algo muito comum. Recebemos muitos pacientes que acabam desenvolvendo dores e sintomas físicos diante de um sofrimento emocional.
Recomendo que caso você esteja passando por isso, que você procure um psicólogo. Na terapia você poderá falar sobre suas emoções e buscar entender a origem dos seus sintomas.
Boa sorte!

Nosso corpo reflete nossos pensamentos e o contrário também totalmente verdadeiro, dai o excesso de pensamentos e conflitos o nosso corpo somatiza- adoece- em busca de sobrevivência, solicitando a nossa atenção e ajuda. Dai a importância e conhecimento de, nós Psicólogos, em atuar junto ao paciente em seus pensamentos e conflitos para facilitar com que ele de sentido as suas somatizacões em busca de sua saúde corporal e mental.
Sim!Todos nós somatizamos em algum grau...Quem nunca sentiu dor no estômago após uma discussão? Ou uma diarréia num momento de muita ansiedade? O nosso "corpo reflete o que pensamos e sentimos.O sintoma muitas vezes representa algo que a psiquê, não deu " conta de elaborar". Como tratar?A psicoterapia de base psicanalítica é bastante eficaz.Entender os processos internos que causam a somatização no corpo é muito importante...Sou psicóloga do ( instituto de Psiquiatria do HC de SP) e temos tido excelentes resultados no SOMA nosso ambulatório, com à associação de psicoterapia e medicação
SOMATIZAÇÃO

É possível que exames clínicos, não demonstrem alteração alguma, mas o paciente sente dores ou sintomas como houvesse uma doença física instalada.
O nosso corpo fala através de sintomas, as coisas que não vão bem com as emoções, no afeto, na autoestima, ou seja os sintomas querem dizer que a alma está triste.
O Tratamento para as doenças Psicossomáticas é Psicoterapia, quanto mais você descobre de você, mais você se equilibra e seu corpo equilibra-se também.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A paixão dói ... a saudade dói ... a solidão dói ... o medo dói ... a angústia dói ... e o corpo responde sempre . Afetuoso abraço!
Ola. Bom dia. As nossas células são muito inteligentes. Quando algo não vai bem, elas sinalizam isso, aumentando ou diminuindo de quantidade. Absorvemos o impacto do meio externo e isso dente, se não trabalhado, a ficar em nosso corpo. Assim, conhecer-se mais, saber das histórias pessoas e geracionais, são fundamentais para repensar uma nova forma de viver e conectar a novas formas de viver, que sejam mais saúdaveis. Espero ter ajudado, Abraço.
Olá. Sim! A somatização existe. Muitas vezes, quando não conseguimos elaborar algum sofrimento psíquico, ele pode se voltar para o corpo em forma de sintoma, pois precisa ser descarregado de alguma forma. Alguns sintomas comuns são gastrite, dor de cabeça, dor no estômago, dor no peito, sensação de nó na garganta, cansaço, falta de ar, alterações gastrointestinais, aumento dos batimentos cardíacos, paralisação de algum membro do corpo, entre outros. O tratamento mais indicado é a psicoterapia, recomendo a de base psicanalítica.