Realizei uma US transvaginal essa semana e diagnosticou um mioma intramural c componente submucoso de

4 respostas
Realizei uma US transvaginal essa semana e diagnosticou um mioma intramural c componente submucoso de 6cm. Não tenho nenhum sintoma do mioma. Como tenho tireoidite de hashimoto e faço uso de Syntroid 50, as minhas chances de engravidar com esse quadro (mioma e hashimoto) diminuem?
Embora controverso, neste caso,melhor retirar o mioma, e manter o Syntroid.Obviamente, fale antes com seu médico.Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mioma de 6 cm é um mioma de tamanho bastante considerável, que pode sim atrapalhar a fecundação. Entretanto, uma cirurgia pode danificar estrutura uterina e endometrial e impedir uma gravidez. A conduta depende da sua idade, pois após uma cirurgia de retirada de mioma, você deverá se abster de tentar engravidar por um período de seis meses a um ano, no mínimo. Desta forma, a depender de sua idade, talvez seja ideal tentar engravidar imediatamente e pensar em retirar o mioma somente em um segundo momento. Procure um ginecologista para avaliar seu caso.
Concordo que um mioma de 6 cm é um tamanho considerável, apesar de assintomático. Porém se pensarmos que se vc engravidar esse mioma pode triplicar de tamanho pelo estímulo hormonal da gestação. Além de aumentarem as chances de abortamento, parto prematuro, hipotonia uterina ( dificuldade de contração do útero no pós-parto pelo volume uterino), fora dor durante a gestação pelo volume. Outra coisa MUITO importante é que vc têm hipotireoidismo e quem possui esse diagnóstico SOMENTE pode pensar em tentar engravidar com os niveis hormonais MUITO controlados, tem que estar normais para evitar que o bebê nasça com hipotireoidismo ( hipotireoidismo congenito).Além do seu ginecologista vc deverá fazer acompanhamento com seu endocrinologista antes de tentar engravidar.Converse com seu ginecologista para melhor abordagem terapeutica.
Oi, Como trabalho exclusivamente com cirurgias ginecológicas por laparoscopia e histeroscopia, recebo sempre casos como o seu. O que vemos na prática, são casos de infertilidade ou abortamentos em circunstâncias com miomas grandes assim como o seu. E também vemos com frequência o ganho na fertilidade, e a realização do sonho da gestação, após poucos meses da remoção cirúrgica do mioma. Portanto, minha sugestão vai para que vc retire o mioma e de preferência por via menos invasiva (como a laparoscopia). Boa sorte!

Especialistas

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Nina Machabanski

Nina Machabanski

Ginecologista

Sumaré

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.