Realizei uma ressonancia e mostrou amigdalas cerebelares protruindo minimamente para o canal cervica

4 respostas
Realizei uma ressonancia e mostrou amigdalas cerebelares protruindo minimamente para o canal cervical. Isso significa necessidade de procedimento cirurgico ?
Olá! a herniação das amígdalas cerebelares para o canal cervical é a alteração encontrada na Malformação de Arnold-Chiari. Existem critérios clínicos e radiológicos que são avaliados para se indicar a correção cirúrgica. Uma herniação pequena sem sintomas geralmente não requer intervenção cirúrgica. Marque uma consulta com seu neurocirurgião para uma avaliação mais detalhada. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
ISSO MESMO, CONFORME O DR. RENVIK COMENTOU, UMA CIRURGIA TRARÁ BENEFÍCIOS SE MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS ESTIVEREM PRESENTES E PARA SABER ISSO, PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO CLÍNICO COM UM NEUROCIRURGIÃO!
Caso não existam sintomas neurológicos relacionados, não seria necessária cirurgia.Ideal agendar revisao com neurocirurgiao.
O tratamento da Síndrome de Chiari (herniação das amigdalas cerebelares pelo forame magno) depende da gravidade dos sintomas e do tipo específico de Chiari (I, II, III ou IV). O objetivo principal é aliviar os sintomas e prevenir complicações graves, como dano neurológico permanente. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, conforme a apresentação do paciente.

Se os sintomas forem leves ou moderados, o tratamento pode incluir abordagens não invasivas, tais como:

Analgesia: Medicamentos para controle da dor, como analgésicos ou anti-inflamatórios, podem ser usados para aliviar a dor de cabeça e outros sintomas relacionados.
Monitoramento: Pacientes com sintomas leves podem ser acompanhados regularmente para observar se há progressão ou agravamento da condição.

Tratamento Cirúrgico
Quando os sintomas são graves ou a condição progride para complicações neurológicas, a cirurgia pode ser necessária. O procedimentos mais comuns é:

Descompressão da fossa posterior
A craniectomia de descompressão posterior é o procedimento mais utilizado. Consiste na remoção de uma pequena parte do osso do crânio para aliviar a pressão sobre o cerebelo e a medula espinhal, permitindo que o fluxo normal do líquido cerebroespinhal seja restaurado.

O tratamento deve ser personalizado com base nas necessidades do paciente, levando em conta fatores como a gravidade dos sintomas, a resposta ao tratamento inicial e a presença de outras condições médicas. Por isso, procure um neurocirurgião para melhor avaliação.

Especialistas

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Anderson Batista Rodrigues

Anderson Batista Rodrigues

Neurocirurgião

São Paulo

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Vinicius Ricieri Ferraz

Vinicius Ricieri Ferraz

Neurocirurgião

São Paulo

Jéssica Silva

Jéssica Silva

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 235 perguntas sobre Malformação De Arnold-Chiari
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.