Realizei uma nefrectomia radical direita para retirada de um carcinoma renal de células claras de Grau

3 respostas
Realizei uma nefrectomia radical direita para retirada de um carcinoma renal de células claras de Grau Furhman 1. Devo ter algumas restrições alimentares e que quantidade de água diária devo consumir?
Se a função do outro rim é normal, não há restrições. Vale ressaltar que é fundamental controle da pressão e glicose, principalmente no seu caso, já que só tem um rim.
Tire suas dúvidas com seu urologista.
Um abraço

Não há restrições! Mas deve poupar o outro rim! Tome 2 L d'água por dia, não engordar para evitar diabetes e hipertensão! Não comer muito sal e produtos industrializados para evitar cálculo! Att
Quando o paciente remove um dos seus rins, fica apenas um único rim para dar conta de todo o metabolismo do nosso organismo. A imensa maioria das pessoas fica bem a vida inteira, mas em raros casos pode haver o desenvolvimento de uma doença no rim presente, as vezes com perda de proteínas, secundária a uma forma de esclerose glomerular chamada GESF secundaria. Portanto, ao se retirar um dos rins, devemos ter cuidados como ficar atento a presença de diabetes, hipertensão, obesidade, ter uma boa alimentação e evitar o uso de medicamentos tóxicos para os rins. Você deve fazer um acompanhamento regular com seu médico.