Realizei uma cirurgia de ligamento cruzado anterior há 4 meses e meio;mas continuo sentindo instabilidade

9 respostas
Realizei uma cirurgia de ligamento cruzado anterior há 4 meses e meio;mas continuo sentindo instabilidade no joelho ao andar
Já visitei 3 especialistas(dois de muito renome) e tambem meu cirurgiao e todos dizem que o joelho se apresenta firme nos testes clinicos
Seria isso mesmo fraqueza muscular?
Para avaliação de força muscular você pode fazer o teste isocinético, e então tirará sua dúvida. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Até que vc tenha a musculatura forte e ativa, é muito comum que sua panela fique "dançando"fora do trilho, causando sensações de instabilidade e travamento.
Por isso, a reabilitação é fundamental.
Depende de qual o grau de frouxidão residual, pode ser atribuída a causa a fraqueza muscular (mais comum e reversível), ou afrouxamento do enxerto (ligamento novo). Nesse último caso pode ser necessária a avaliação por exame de imagem ou até mesmo a revisão do procedimento. Geralmente em 4 meses a força muscular recupera-se a nível de permitir atividades físicas leves e sem impacto sem que isso cause grande desconforto ou sensação de falseio.
O correto seria avalia-lo para poder te responder com mais acuracia.
Pelo que voce conta, vc ainda deve estar com a musculatura inibida ou fraca.
Quando temos uma lesao grave em nosso corpo, é normal evoluir com uma inibicao muscular. Em algumas pessoas a reativacao pode ocorrer com o tempo e com as atividades, em outras, pode ser necessario algum outro tipo de tratamento fisioterapeutico
É preciso lembrar que a estabilidade do joelho depende dos ligamentos, mas também da musculatura. Levando em conta que você foi avaliado pelo cirurgião e por mais dois colegas e o procedimento cirúrgico está adequado, o foco, de fato, é a reabilitação muscular. Dessa forma, realizar musculação com objetivo de hipertrofia e ganho de força é fundamental, pois a fraqueza muscular frequentemente é confundida com instabilidade. Em alguns casos tenho optado por fazer suplementação para facilitar esse ganho de massa muscular, mas a dedicação aos treinos é fundamental.
Olá, realmente a reabilitação é fundamental após a cirurgia. Você está em um período onde a reabilitação é muito importante e após ela você ganhará de novo massa muscular para ajudar na estabilidade do seu joelho. Como você disse, você já passou pela avaliação de três colegas, o que leva a crer que sua instabilidade seja subjetiva. Portanto, muito provavelmente, seguindo uma boa reabilitação para ganho de massa muscular, é provável que você melhore. De qualquer maneira, mantenha as reavaliações com seu médico para um melhor acompanhamento.
Siga as recomendações do seu médico.
A estabilidade do joelho depende dos ligamentos, mas também da musculatura. O melhor seria avalia-lo para poder te responder com mais precisão.
Pode faltar musculatura competente.
Intensifique seus exercícios e melhore suas queixas!

Especialistas

Matheus de Barros Carvalho

Matheus de Barros Carvalho

Ortopedista - traumatologista

Dourados

Andrew Gustavo de Matos

Andrew Gustavo de Matos

Ortopedista - traumatologista

Ronda Alta

Vitor Misugi

Vitor Misugi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 879 perguntas sobre Lesões de ligamentos cruzados do joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.