Realizei um procedimento de serectomia mama esq., e na alta o medico me informou que nao posso verificar

3 respostas
Realizei um procedimento de serectomia mama esq., e na alta o medico me informou que nao posso verificar pressao, coleta e nem fazer nenhum esforço com o braço é assim mesmo? na percebo porque
Isso depende se além da setorectomia foi realizada também a linfadenectomia, chamada também de esvaziamento axilar (retirada de diversos linfonodos axilares) ou apenas a biópsia de linfonodo sentinela (retirada de 1 a 3 linfonodos, usualmente).
Caso tenha sido realizada a linfadenectomia, é melhor que se evite infusão de medicamentos/soro para diminuir a chance de inchaço no braço, medir a pressão arterial (não que cause algum mal, apenas pode dar um valor errado caso o braço já esteja inchado) ou coleta de sangue (caso aconteça alguma inflamação ou hematoma após a coleta, a resolução é mais difícil).
Se foi realizada apenas a biópsia do linfonodo sentinela, todas essas recomendações perdem força, pois as sequelas axilas são muito menores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É fundamental esclarecer com seu médico se além da cirurgia da mama (setorectomia) foi realizado também alguma cirurgia nos gânglios a axila. As limitações estão mais relacionadas às sequelas da cirurgia da axila.
A manipulação e retirada dos gânglios linfáticos na axila faz parte da cirurgia oncológica da mama. Isto pode prejudicar a função da via linfática, deixando o braço mais propenso a inchaço, o que aumentaria o risco de complicações quando for manipulado. Em caso de algum incidente, como infusão de soro fora da veia, haveria menor capacidade para reabsorver o liquido extravasado nos tecidos profundos. No período pós-operatório precoce, a atividade física pode causar dor e sangramento, o que seria indesejável, mas depois de aproximadamente 2 meses provavelmente não teria problemas. Quanto a medida da pressão arterial, a medida no outro braço seria mais precisa devido a possibilidade de inchaço crônico do braço.

Especialistas

Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Cirurgião oncológico

Uberlândia

Agendar uma visita
Juliana Lopes do Vale

Juliana Lopes do Vale

Mastologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 97 perguntas sobre Setorectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.