Realizei consulta com um psquiatra para tratar um quadro leve de depressão. Estou tomando o Oxalato

9 respostas
Realizei consulta com um psquiatra para tratar um quadro leve de depressão. Estou tomando o Oxalato de Escitalopram de 10mg. Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoolica? Se puder, no dia que for beber, deixo de tomar a dose do dia? Ou durante o tratamento não pode ingerir alcool?
Isso depende do tratamento indicado pelo seu médico, pois quem te acompanha poderá avaliar a necessidade, a indicação e a prescrição necessária para cada indivíduo. É aquela história de cada caso é um caso e precisa ser compreendido dentro da sua complexidade e não de forma genérica e arbitrária. Converse com ele, é o melhor caminho. Quando aderimos um tratamento precisamos confiar e acreditar neste e no profissional que te acompanha.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sempre é mais eficiente consultar o profissional sobre tais questões, pois assim ele poderá, na medida do possível, traçar uma estratégia de acordo com suas demandas.
Definitivamente, durante o tratamento com esta medicação não é permitido ingerir bebidas alcoólicas. Não devem interromper qualquer medicação receitadas pelo seu médico. Qualquer dúvida sobre administração do medicamento consulte seu médico. Interromper a medicação com desculpa que não vou tomar hoje,porquê vou há uma festa,casamento,aniversários,baladas etc.uso descontinuado desta medicação, pôde alterar os efeitos inibidores e estabilizadores imediatos.
A melhor forma de conduzir esta questão é discutindo com seu médico os procedimentos para estas situações.
Ele é o melhor profissional a te orientar, haja vista estar acompanhando seu tratamento, evolução e formas de intervenção.
Grande abraço
A melhor opção é você conversar com o seu médico sobre esta situação e seguir corretamente as orientações que ele te passar sobre o tratamento. Sugiro também que procure a ajuda de um psicólogo, para tratar de forma integrada e concomitante (Médico e Psicólogo). É necessário tratar a causa do seu problema, não somente os sintomas.

Atenciosamente
Normalmente a indicação do tratamento com Escitalopram é devido a um transtorno depressivo e portanto o uso de álcool só pode ser avaliado por quem prescreveu a medicação.
Para um tratamento ser eficaz, o ideal é que a pessoa atinja a mesma qualidade de vida que tinha antes de apresentar a doença, o uso de álcool muitas vezes é inadequado e por vezes pode piorar sintomas de depressão, levando a riscos diversos.
O melhor será conversar com seu médico se no seu caso é permitido fazer uso de álcool.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Olá, é necessário consultar o médico que te receitou os remédio, pois ele esta a par do seu caso e saberá te orientar. É importante também iniciar uma psicoterapia, os remédios tratam o sintoma, é preciso cuidar da causa, esta fazendo alguma terapia?
Esse tipo de medicação não deve ser feito o consumo de bebida alcoólica,, mas converce com o seu médico. Não deixe de tomar nenhum tipo de medicação, a não ser por ordem médica. Nunca deixe de tomar por conta própria, ou aumentar ou diminuir a medicação.
Geralmente bebida e medicamento não devem se misturar. O álcool pode causar alguma reação indesejada à medicação tomada ou pode cortar seu efeito. O ideal é conversar com o médico que prescreveu essa medicação e ver qual a melhor solução.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1146 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.