Raspar as partes genitais com gilete e transar no mesmo dia (usando camisinha) pode transmitir HIV?

2 respostas
Raspar as partes genitais com gilete e transar no mesmo dia (usando camisinha) pode transmitir HIV? Porque dizem que a depilação causa microcortes (mesmo sem sangue) e a lubrificação vaginal pode encostar nessas partes, já que a camisinha só cobre o pênis.
Bom dia. Existe sim uma possibilidade. Necessita de uma avaliação para exames. Agende uma avaliação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Raspar as partes genitais com gilete e depois ter relações sexuais no mesmo dia, mesmo usando camisinha, pode, em teoria, aumentar o risco de transmissão de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Isso porque a depilação com gilete pode causar microcortes na pele, que, mesmo sem sangramento visível, podem servir como portas de entrada para vírus e bactérias.

A camisinha é extremamente eficaz na prevenção do HIV e de muitas outras ISTs, mas ela cobre apenas o pênis, não protegendo a área ao redor que pode ter sido afetada pela depilação. A lubrificação vaginal ou anal, assim como os fluidos corporais durante a relação sexual, pode entrar em contato com essas áreas, aumentando o risco de infecção.

Para minimizar esse risco, é recomendável evitar relações sexuais logo após a depilação. Se for necessário depilar, considere fazê-lo com antecedência, permitindo que a pele tenha tempo para cicatrizar completamente. Além disso, manter uma boa higiene e cuidar da pele após a depilação pode ajudar a prevenir infecções.

Se você está preocupado com o risco de transmissão de HIV ou outras ISTs, é importante agendar uma consulta com um médico para realizar os exames necessários. Manter uma comunicação aberta com seu parceiro sexual sobre práticas seguras e realizar exames regularmente são passos fundamentais para a saúde sexual.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se precisar de mais informações ou tiver outras perguntas, estou à disposição para uma teleconsulta, onde podemos conversar mais detalhadamente sobre sua saúde e bem-estar.

Especialistas

Amaury Pachione

Amaury Pachione

Infectologista

São Paulo

Clara Vidaurre Mendes

Clara Vidaurre Mendes

Infectologista

São Paulo

Rodrigo Douglas Rodrigues

Rodrigo Douglas Rodrigues

Infectologista, Internista

Florianópolis

Marcela Capucho Chiarantin

Marcela Capucho Chiarantin

Infectologista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5980 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.