quetiapina diminui a atençao? meu medico disse que melhora a concentração mas na bula diz que a mesma

5 respostas
quetiapina diminui a atençao? meu medico disse que melhora a concentração mas na bula diz que a mesma é prejudicada!
Quero aqui fazer um contra ponto. Varias doenças psiquiátricas quando não tratadas vão lentamente comprometendo atenção, concentração e cognição. A própria insônia crônica pode causar isto. Logo, a quetiapina, quando bem utilizada, pode suplantar seus efeitos colaterais, e num somatório geral prevenir que o paciente tenha piora destes quesitos pela evolução da patologia. Em pequenas doses, e após a fase da adaptação, pode então melhorar atenção e memória principalmente em pacientes selecionados como descrito acima.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A diminuição da atenção é uma dos possíveis efeitos colaterais - assim também na concentração e memória. É dose dependente, isto é: quanto maior a dose, maiores serão os efeitos ruins. Volte no seu médico e fale melhor com ele...abç
Sempre aconselhável consultar o medico psiquiatra; porem busque um outro profissional para que, com o tempo, você possa deixar de utilizar a medicação. Essas substancias, na maioria das vezes, devem ser utilizadas até que o paciente consiga trabalhar suas questões pessoais que estão prejudicando seus cotidiano.

O uso prolongado sempre pode ser prejudicial, princialmente de medicamentos "dose-dependentes", e é sempre bom ressaltar que cada individuo responde de uma forma diferente a cada medicamento, e existe a possibilidade de você não estar se adaptando bem a esta, ou de estar sendo utilizada no contexto errado.
Olá!
A quetiapina é uma medicação que pode ser usada para tratar diversos transtornos psiquiátricos. Nos caso do surto psicótico, o paciente pode experimentar, entre outros sintomas, um prejuizo na capacidade de concentração. Sendo assim, ao ser tratado com quetiapina, o intuito é que a concentração dele melhore. Entretanto, assim como a maioria das medicações, a quetiapina também pode apresentar alguns efeitos colaterais. A dificuldade de atenção e sonolência diurna são alguns exemplos de efeitos colaterais da quetiapina, que muitas vezes tendem a melhorar com tempo. É importante que você notifique ao seu médico todos os possíveis efeitos colaterais que apresente, assim ele pode alterar a dose ou medicação caso necessário! À disposição
Além da diminuição da atenção e da concentração a quetiapina pode dar sonolência, o que acaba prejudicando consequentemente a atenção, tenacidade e concentração.

Especialistas

Francisco Alves Dias

Francisco Alves Dias

Psicanalista

Fortaleza

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Taylane Siqueira

Taylane Siqueira

Psicanalista

Rio de Janeiro

Hannah Rocha

Hannah Rocha

Psicanalista

Brasília

Mário Coelho

Mário Coelho

Psicanalista, Psicólogo

Palhoça

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.