Quero saber se tenho depressão. Que tipo de consulta e com que profissional devo fazer para saber se

10 respostas
Quero saber se tenho depressão. Que tipo de consulta e com que profissional devo fazer para saber se tenho? Quantas consultas seriam necessárias para descobrir se tenho? Fui olhar os tipos de consulta em uma psicóloga e tem vários, não sei qual escolher.
Prezada(o), bom dia. Os profissionais, que possuem base teórica e científica que possam fazer o processo de cuidado e tratamento, caso necessário, da sua demanda, são os da medicina e psicologia. Na medicina a psiquiatria, como o lugar da saúde mental e da psique humana pode contribuir bastante. Na psicologia, não existe uma especialidade única. São psicologias, que trabalham algumas mais com a consciência e outras com o inconsciente no processo chamado de psicoterapia. Todas tem seu devido valor simbólico e prática, vale então vivencia-los. A priori, a combinação do dialogo entre esses dois profissionais é de fato fundamental nesse processo. É valido, conjuntamente, os profissionais avaliarem quais ferramenta possam ser utilizadas estratégia terapêutica singular, isso dependerá muito do seu estado psíquico, do momento em que está vivenciando, dos aspectos históricos. Ademais procurar estes profissionais, de fato, possa contribuir nesse momento. Atenciosamente, Wellington Albuquerque.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cara paciente, baseada em minha formação médica como psiquiatra e psicanalítica(um dos tipos de terapia), quero te orientar a buscar inicialmente um profissional Psiquiatra. Este poderá, baseada em uma primeira consulta avaliar seu diagnóstico e assim, decidir junto à você, o melhor tratamento. Este tratamento pode contar com a necessidade de medicação ou apenas terapia, dependendo do tipo Depressão e dos prejuízos que esse quadro vem causando em sua funcionalidade e dinâmica de vida.
Pela sua dúvida, você já está demonstrando que está com um sofrimento emocional, independentemente de ser depressão ou em que grau.
Pode procurar um psicoterapeuta (preferencialmente de orientação psicanalítica) e caso seja necessário, este te encaminhará a um psiquiatra para avaliação e possível tratamento medicamentoso.
A questão que me vem à mente ao ler seu questionamento é: o que te leva a crer que possa ter uma depressão? A partir da análise dessa pergunta, você poderá explicar para você mesmo(a) o que sente. E isso talvez seja mais útil em termos de lidar com o problema pelo qual vem passando do que necessariamente impor a essa vivência um rótulo, um enquadramento técnico, um diagnóstico.
Isso nos leva à sua segunda pergunta, sobre o tipo de profissional que deveria procurar. Penso eu que, para ajudar com essa busca pelo que vem lhe incomodando, seria ideal procurar um psicólogo. Se for realmente do seu interesse apenas delimitar o problema em torno de um diagnóstico, seria interessante consultar um Psiquiatra. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
1- Se você suspeita que está com depressão, imagino que você esteja em sofrimento, nesse caso, você foi pelo caminho certo quando procurou uma psicóloga.

2- Em relação aos "tipos de consultas" que você viu no perfil dessa determinada psicóloga, não se preocupe com isso, essas descrições servem mais para as pessoas saberem com quais possíveis queixas ela trabalha, você não precisa se enquadrar em uma para procurar ajuda.

3- Não é possível dizer ao certo quantas sessões seriam necessárias, vai depender do tempo de avaliação de cada psicólogo.

Por último, uma dica: mais importante do que saber se você tem ou não depressão, é você aprender a lidar com o que sente. Não se preocupe em dar nomes.

Espero ter ajudado! Fique em paz :)
Olá, como disseram os outros profissionais, o diagnóstico médico é realizado pelo psiquiatra que verá a necessidade ou não de medicamento. O psicólogo faz o acompanhamento para entender as causas dos seus sintomas e tratá-las. Existem diversas abordagens na psicologia, mas acredito que não deva se fixar nisso uma vez que o objetivo final da psicoterapia é a mudança de comportamento e minimizar e extinguir os sintomas possibilitando uma melhor qualidade de vida. Assim, busque um profissional com o qual você se identifica, confia e que ofereça um serviço de qualidade para o seu problema. Cuide-se! Um abraço
Sobre diagnóstico e acompanhamento do tratamento muito já foi dito aqui por outros profissionais, procure um psiquiatra para realizar o diagnóstico e avaliar o uso de medicação ou não, e um psicólogo para o acompanhamento do seu tratamento. Uma dica que dou é verificar o quanto você se identifica com o profissional que passar, se ele faz você se sentir a vontade e se sentir acolhido. Quanto aos "tipos de consulta", acontece que na psicologia há varias abordagens e cada profissional escolhe a sua para o cuidado com o cliente. A abordagem cognitiva-comportamental vem mostrando excelentes resultados no tratamento da depressão, vale a pena verificar, mas como eu disse, vale a pena seguir a dica que dei - Procure um profissional com o qual se sinta bem em compartilhar o que você precisa. Espero ter ajudado. Fique bem!
Olá, recomendo que você vá a algum psiquiatra fazer uma avaliação psicológica. Nessa avaliação, você irá saber se está apresentando quadros depressivos ou se é apenas uma sensação de tristeza, lembre-se que nem toda tristeza é depressão. Todos nós temos sentimentos, bons ou ruins, como a felicidade faz parte do nosso desenvolvimento a tristeza e angustia também faz. Feita a avaliação psicológica, recomendo que busque um psicólogo (Não há uma abordagem especifica, cada uma tem suas particularidades, localize a abordagem que mais lhe agrade) para compreender as cousas que estão lhe fazendo se sentir assim.
Olá! Você pode procurar um médico psiquiatra ou um profissional da psicologia para avaliação do seu caso. Quanto ao psicólogo procure o serviço de psicoterapia individual. Espero que dê tudo certo.
É comum confundirem alguma tristeza com depressão, até porque qualquer sintoma emocional há uma tendência a dizer que é depressão. Seria interessante, antes de procurar um psiquiatra e iniciar algum uso de medicamento procurar um psicanalista para falar a respeito do que acredita ser depressão. Vale lembrar que você é único e muito mais que qualquer diagnóstico. Se permita buscar um espaço para falar sobre seus sintomas, antes de aceitar que te cataloguem como depressivo. Nem tudo é depressão. O fato de querer saber sobre o que se passa com você já é um grande passo, pois só você pode se responsabilizar por aquilo do que se queixa. Vá em frente...

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.