quero saber se é verdade que tratamento prolongado de calmantes deixa a pessoa lesada

2 respostas
É verdade que tratamento prolongado de calmantes deixa a pessoa lesada?
O uso prolongado de algumas medicações pode trazer prejuízos cognitivos. Incluem-se anti-histamínicos que, por vezes são usados como tranquilizantes ou hipnóticos e os benzodiazepínicos, que são tranquilizantes. Entretanto, "calmante" não é um termo técnico e, assim, não é possível ter certeza do medicamento a qual você se refere. Respondi, também, supondo que por "lesada" queira dizer prejuízo cognitivo que, nos casos que citei, manifesta-se pincipalmente por problemas de memória.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Eu vou entender “calmante” como uma medicação que tenha a função de rapidamente acabar com a ansiedade. Dentre estas medicações, posso citar a classe dos benzodiazepínicos, como clonazepam e diazepam. O uso prolongado destas medicações pode te levar a prejuízos da memória no médio a longo prazo.
Porém, não confunda estas medicações com as que usamos para tratar definitivamente os transtornos. A maioria dos transtornos mentais, quando se tornam evidentes, é porque a pessoa começou a ter prejuízos funcionais. Então quando tratamos de forma adequada a ansiedade ou depressão por exemplo, a pessoa fica menos “lesada”, utilizando a palavra que você usou, e se torna mais ativa e produtiva.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 208 perguntas sobre Seroquel
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.